4 de abr. de 2012

AM: Arca das Letras entrega primeira biblioteca rural a reservas extrativistas de Lábrea

Fonte: O Nortão. Data: 2/04/2012.
URL: http://www.onortao.com.br/ler3.asp?id=54171
Lábrea, município situado no estado do Amazonas, vai receber do Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sua primeira biblioteca rural. Nesta terça-feira (3) acontece a solenidade de entrega de três arcas. Santa Fé, Realeza e Sepati Velho são as três comunidades de reservas agroextrativistas do Médio Purus que serão contempladas. Na ocasião, o MDA capacitará seis moradores das comunidades que vão se tornar agentes de leitura para cuidarem das bibliotecas e da circulação dos livros.
É a primeira vez que as bibliotecas rurais chegam ao município de Lábrea. É o resultado de uma parceria do MDA com a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Médio Purus (ATAMP). A Delegacia do MDA no Amazonas e o Programa Terra Legal já atuam em Lábrea e planejaram as bibliotecas durante as ações da Operação Arco Verde no município
“A biblioteca rural Arcas das Letras tem o propósito de contribuir para melhoria da educação no campo e ampliar os índices de leitura na população rural. É comum encontrarmos leitores que leem 20 ou 40 livros por ano nas comunidades rurais. A chegada do projeto Arca das Letras nessas comunidades proporciona alfabetização para todas as idades”, enfatiza a coordenadora nacional do programa e coordenadora geral de ação cultural do MDA, Cleide Soares
O acervo das bibliotecas foi formado especialmente para ajudar estudantes, trabalhadores e trabalhadoras a terem mais acesso a fontes de pesquisas para os estudos, atividades produtivas, preservação ambiental, pesca, lazer e entretenimento perto de suas casas. Segundo o presidente da ATAMP, José Carneiro, existe enorme dificuldade para a comunidade obter informações. “As bibliotecas serão de grande importância para suprir as dificuldades de acesso aos Para o secretário da ATAMP, José Maria Ferreira, a maior contribuição das arcas será para os alunos. Ele informa que há cerca de dois anos algumas comunidades do Médio Purus passaram a contar com as turmas do ensino médio, mas a precariedade dos livros dificulta o processo de aprendizagem dos alunos. “Aqui não tem nenhum outro tipo de biblioteca e o acesso à internet é precário”, conta.
As comunidades do Médio Pururs esperam ansiosas pela implantação das arcas. Segundo José Maria, a apenas um dia da implantação das bibliotecas, todos estão em clima de festa e muito alegres com a nova conquista. “Estamos ansiosos para a chegada dos livros, porque eles vão trazer muitos benefícios para todos”, afirma. As bibliotecas também vão disponibilizar para literatura para crianças, jovens e adultos da comunidade, além das histórias em quadrinhos (gibis).
Arca das Letras no Amazonas
No estado do Amazonas, o Programa Arca das Letras já funciona em 390 comunidades rurais de 19 municípios. São mais de 31 mil famílias beneficiadas pelo programa. No estado, os municípios, cooperativas, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e órgãos ambientais atuam como parceiros do MDA e contribuem para a ampliação do número de bibliotecas. É, também, por meio deles que é possível conhecer os livros que as comunidades precisam e têm maior interesse. Ainda este ano, uma parceria com as prefeituras municipais deve promover a chegada de, pelo menos, 180 novas bibliotecas rurais. livros. O que vai ajudar muito na melhora do ensino escolar”, ressalta.

Nenhum comentário: