10 de abr. de 2012

Pinda incentiva leitura de moradores

Fonte: Agora Vale. Data: 5/04/2012.

URL: www.agoravale.com.br/agoravale/noticias.asp?id=36374&cod=1

Estimular o hábito da leitura é uma missão delicada e é um tanto complicada. Pindamonhangaba é destaque na leitura de livros, as sete bibliotecas municipais recebem em média 100 moradores por dia.
Atualmente as bibliotecas de Pinda contam com um acervo com mais de 70 mil livros, além de periódicos e DVDs. Em 2011 mais de 30 mil exemplares foram emprestados. Por dia passam mais de 100 pessoas interessadas em levar um livro para casa.
Além da leitura, a biblioteca também oferece um ambiente de estudo, onde crianças, jovens e adultos podem aproveitar para fazer seus trabalhos escolares. “É importante que eles ofereçam esse espaço, pois é uma forma de contribuir para a aprendizagem das pessoas”, disse Alexandra Silva, 30 anos.
Os nomes e autores dos livros também podem ser pesquisados no site www.pindamonhangaba.sp.gov.br, basta clicar no link bibliotecas. As bibliotecas também disponibilizam leitura de jornais e revistas de diversos seguimentos. “O objetivo das bibliotecas é disseminar a informação para que os munícipes consigam enxergar o mundo de hoje, por meio da leitura”, ressaltou a gestora de bibliotecas de Pindamonhangaba, Carmem Lídia Pamplim Rodrigues.
Pindamonhangaba também oferece atividades para que as crianças adquiram o hábito da leitura através de brincadeiras. Entre as atividades as bibliotecas oferecem contação de histórias, uma noite na biblioteca, feira de livros, além do projeto “Incentivo à leitura”.
Em pesquisa realizada pelo instituto Pró-livro, o brasileiro lê em média quatro livros por ano. De acordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 88,2 milhões de leitores. Se encaixam nessa categoria aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes. “É muito importante o incentivo da leitura, para a educação e formação das pessoas. Ler é a melhor maneira para expressar as nossas vontades”, destacou a secretária de Educação e Cultura Bárbara França Macedo.
Para emprestar um livro basta fazer o cadastro em uma das bibliotecas mais próxima de sua casa. É necessário levar duas fotos 3x4 e comprovante de endereço. O cadastro é válido para todas as bibliotecas da cidade. Pessoas a partir de 16 anos podem se tornar sócias. Para os menores de 16 anos os empréstimos devem ser feitos nas fichas dos pais ou responsáveis.
Vejam as bibliotecas do município e o telefone de contato de cada uma delas:
Vereador Rômulo campos D’Arace – Bosque da Princesa- 3645-1701
Maria Bertha César – Moreira César – 3637-4400
Maria do Carmo Santos Gomes – Vila São Benedito – 3637-1440
Araretama – Escola Caique – sem telefone
Castolira – 3644-5324
Biblioteca Indústria do Conhecimento Sesi – São Benedito – 3644-5324
Secretaria de Educação – São Benedito – 3644-5312

Nenhum comentário: