14 de abr. de 2012

Santana de Parnaíba oferece três bibliotecas municipais para a população

Fonte: Folha Paulistana Magazine. Data: 14/04/2012.
URL: http://folhapaulistana.com.br/folha/%E2%80%9C/3842/santana-de-parnaiba-oferece-tres-bibliotecas-municipais-para-populacao.php
Autoria: Alessandra Oliveira.
Na região central da cidade, a população tem à disposição a Biblioteca Antonio Branco, que fica na Rua Professor Edgard de Moraes, 197, Vila Nova - Foto: Zegue Sales
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, mantém em funcionamento três bibliotecas, localizadas no Centro, na Fazendinha e no Colinas da Anhanguera. Elas garantem à população o acesso gratuito a um acervo com inúmeros livros e documentos, além de uso de computadores e realização de cursos e palestras.
Nas três unidades, os usuários encontram um ambiente confortável para ler, estudar, ouvir músicas de seu artista favorito em CD’s ou pela internet e, ainda, assistir filmes em DVD. A população também pode emprestar livros, solicitar pesquisas escolares e ler jornais impressos ou digitais.
É possível participar de cursos e palestras, receber orientações sobre como elaborar uma monografia ou trabalho de conclusão de curso, segundo as normas da ABNT. As três unidades contam, também, com “cantinhos” – espaços reservados para a criançada ler e brincar.
Juntas, as três bibliotecas contam com mais de 30 mil títulos, nas mais variadas áreas do conhecimento, incluindo obras raras e registros históricos da fundação e desenvolvimento do município. Elas possuem revistas em quadrinhos, jornais, revistas, DVDs, CDs, audiolivros e material em braile.
Na Biblioteca Cecília Meirelles, na Fazendinha, há, também, o serviço “Acessa São Paulo” – um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo. Ele oferece para a população o acesso a novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), em especial a internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas.
Na Biblioteca Antonio Branco, no Centro da cidade, os moradores encontram o serviço de Telecentro, composto por 11 computadores conectados à internet, que funciona por meio de um convênio da Prefeitura com o Ministério das Comunicações. Lá, o usuário conta com a orientação de monitores capacitados. A finalidade deste serviço é disponibilizar, à população, um ambiente voltado para a oferta de cursos e treinamentos presenciais e a distância, além de informações e serviços. Os moradores podem utilizá-lo de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Pesquisa digital do acervo
Para agilizar a pesquisa de todo o acervo existente nas bibliotecas, o leitor pode consultar as obras disponíveis no site da Prefeitura, no endereço www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/culturaeturismo. O usuário deve clicar no início da página em “equipamentos” e, por último, no link “biblioteca”. Abrirá, então, uma nova página com informações da biblioteca, onde poderá ser realizada a Pesquisa Digital, clicando neste título, na qual a pesquisa poderá ser feita pelo título da obra, autor ou assunto. O site informa se o livro faz parte do acervo, se está disponível e qual a sua localização dentro da biblioteca.
Na Biblioteca Cecília Meirelles, na Fazendinha, os usuários contam com o serviço do “Acessa São Paulo” – um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo - Foto: Zegue Sales
Parte do acervo das três bibliotecas também está disponível para empréstimo. Os interessados em retirar livros devem, inicialmente, se inscrever na biblioteca. Para isso, é necessário apresentar uma foto 3×4, RG e comprovante de endereço. O título emprestado deverá ser devolvido em sete dias.
Bibliotecas em Santana de Parnaíba
Biblioteca Cecília Meirelles
Rua Gabriel Jorge Salomão, 105, Fazendinha
Telefone: 4156-2272

Biblioteca Antonio Branco
Rua Professor Edgard de Moraes, 197, Vila Nova
Telefone: 4154-5595

Biblioteca Jorge Amado
Rua Di Cavalcanti, 605, Colinas da Anhanguera
Telefone: 4157-1702

O horário de funcionamento das três bibliotecas é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações, dúvidas ou reclamações, podem ser enviadas para o e-mail: biblioteca.biblioteca@hotmail.com

Nenhum comentário: