1 de mai. de 2012

SEER comemora adesão de 100 portais de periódicos

Fonte: IBICT. Núcleo de Comunicação Social.
Autoria: Claudia Mohn.
URL: www.ibict.br
O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), software traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas, comemora o registro de 100 portais de periódicos científicos, sendo 29 de universidades públicas e 71 de universidades particulares de todo o País. A região Sudeste está em primeiro lugar com 36 portais, seguida pela região Sul (31 portais), pelo Centro-Oeste (15 portais), pela região Nordeste (14 portais) e pela região Norte (4 portais). A ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos e permite melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações.
Segundo Miguel Arellano, técnico da equipe no IBICT, o sistema tem sido bastante demandado pelas instituições de ensino por permitir a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras de acordo com padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos. “A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso, mas, estamos percebendo que nem todas as facilidades disponíveis estão sendo totalmente utilizadas pelas instituições. Fato facilmente explicável pelo pouco tempo de uso do SEER no Brasil”, explica.
No que diz respeito às revistas científicas, o IBICT registra 927 revistas cadastradas no diretório do SEER e o Public Knowledge Project, da Universidade British Columbia, possui o cadastro de 2.567 publicações brasileiras que utilizam o SEER. Todos já utilizam as versões do OJS acima da 2.0.

Nenhum comentário: