28 de jun de 2012

Angra dos Reis terá biblioteca

Fonte: Diário do Vale. Data: 26/06/2012.
A Associação Cultural Raul Pompéia já está nos últimos ajustes para a inauguração da Biblioteca Raul Pompéia. Na semana passada foi finalizado o convênio com a Academia Brasileira de Letras, que proporcionará a doação de livros para a biblioteca do grupo. No próximo mês de agosto a comunidade de Jacuecanga, em Angra dos Reis, deverá receber a Biblioteca Raul Pompéia, que será montada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos - localizado ao lado do Estaleiro Brasfels. De acordo com a Associação Cultural Raul Pompéia, a unidade terá livros e computadores para pesquisa, além de literatura internacional, infantil e moderna.
- A nossa comunidade é muito carente de locais para estudo. Aliás, mesmo com uma Biblioteca Municipal, Angra dos Reis é carente de uma boa unidade para estudos e pesquisas. Por isso, resolvemos nos mover e montar um local para que muitos estudantes e universitários possam dar continuidade aos seus estudos, e Jacuecanga é um ótimo ponto para isso - disse o presidente da associação, José Mário dos Santos.
Até o momento, a biblioteca já possui mais de cinco mil livros. O acervo doado pela Academia Brasileira de Letras será por tempo indeterminado.
- A Academia ficará responsável pela doação e renovação dos livros. Foi uma ótima parceria, que vai nos ajudar e muito. Não vemos a hora de inaugurar a nossa biblioteca - afirmou José Mário.
A associação surgiu no ano passado a partir da paixão pela vida e obra de Raul Pompéia, que nasceu em Angra dos Reis em 1863 e morou parte de sua vida em Jacuecanga. Ele formou-se em advocacia, foi escritor, jornalista e diretor da Biblioteca Nacional. Seu mais famoso livro foi "O Ateneu". Por problemas profissionais e desilusões políticas, acabou se suicidando em 25 de dezembro de 1895. A Associação Cultural Raul Pompéia tem o intuito de promover as Letras e as Artes, a Educação, as Ciências e atividades sociais na cidade de Angra dos Reis, e sua sede está localizada em Jacuecanga.
Segundo o presidente do grupo, a intenção é montar mais três bibliotecas.
- Desde que iniciamos a associação, nossa ideia é montar um Centro Cultural Raul Pompéia, na Jacuecanga. Mas estamos realizando tudo aos poucos. Nosso objetivo é criar mais três salas, a Maestro Galloway - destinada a pesquisas sobre música; a unidade Benedita da Guia Jorge, para livros sobre política; e a Cornelis Verolme, para assuntos como construção civil e naval, química, física e matemática aplicada. A primeira já está sendo feita, e as outras também serão, aos poucos - ressaltou José Mário

Nenhum comentário: