7 de jun. de 2012

Novo número: “Datagramazero” de junho de 2012

O DataGramaZero de JUNHO 2012 traz os seguintes artigos:
1 - A mão invisível que controla o sujeito contemporâneo. Patrícia Fernanda Dorow e Maurílio Tiago Brüning Schmitt e Gertrudes Aparecida Dandolini. Resumo: Esse trabalho traz algumas considerações acerca das análises dos discursos segundo o pensamento de Foucault e Deleuze.
2 - Procedimento para Avaliação Global do Desempenho Organizacional. Maria Cristina Fogliatti de Sinay e Laura Sinay e Isolina Cruz. Resumo: O objetivo do presente trabalho é apresentar um procedimento para avaliar o desempenho global de uma organização qualquer segundo a ótica dos diversos agentes envolvidos.
3 - Interatividade e Usabilidade nas Bibliotecas Digitais no Processo Ensino-Aprendizagem. Izabel França de Lima e Renato Rocha Souza e Guilherme Ataíde Dias. Resumo: Este estudo de revisão de literatura sobre interatividade e usabilidade nas bibliotecas digitais objetiva apresentá-las como ferramentas que podem auxiliar na construção do conhecimento numa concepção de educação mediada pelas TICs.
4 - Algumas contribuições da perspectiva filosófico-semiótica de Peirce para a análise de assunto. Franciele Marques Redigolo e Carlos Cândido de Almeida. Resumo: Objetivou-se, com este trabalho, apresentar uma reflexão teórica acerca da análise de assunto resgatando, para tanto, uma abordagem da Filosofia e da Semiótica de Peirce.
5 - Compromissos Ontológicos e Pragmáticos em Ontologias Informacionais:Convergências e Divergências. Marcello Peixoto Bax e Eduardo de Mattos Pinto Coelho. Resumo: Este artigo parte da noção do compromisso ontológico, tal como proposta por Quine, para discutir alguns aspectos controversos dos pressupostos teóricos utilizados na construção de ontologias informacionais.
6 - A memória e o conceito de bit quântico. Álvaro Caetano Pimentel Sobrinho. Resumo: A proposta, do artigo, é apresentar uma análise sobre a preservação da memória com a utilização dos dispositivos tecnológicos e com a introdução do conceito do bit quântico.
Outros conteúdos:
Ainda, no DZG de JUNHO 2012 temos a recensão de Secreto, lenguaje y memoria en la sociedad de la informacion por Rafael Capurro e Raquel Capurro. Em Colunas Aldo de albuquerque Barreto A leitura e a escrita: na terra e no mundo dos textos infinitos.
O DataGramaZero de JUNHO 2012 está disponível em:

Nenhum comentário: