30 de nov. de 2012

Maranhão recebe 15 novas bibliotecas do Arca das Letras


Fonte: Jornal Dia a Dia. Data: 29/11/2012.

URL: http://www.jornaldiadia.com.br/index.php/eventos-e-acontecimentos/112577-maranhao-recebe-15-novas-bibliotecas-do-arca-das-letras

Comunidades rurais dos municípios de Carolina e Estreito (MA) recebem nesta quinta-feira (29), 15 novas bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os móveis-arca foram confeccionados com o apoio da Organização Não Governamental (ONG) Gaia Social, que também contribuiu para a mobilização dos agentes disponibilizando transporte e alimentação. Cada nova biblioteca possui um acervo com mais de 200 livros, que vão desde literatura infantil a livros técnicos.

Para a coordenadora do Programa Arca das Letras, Dione Ferreira, a ação visa levar para as comunidades rurais maior acesso a literatura e informação. “Com mais esta iniciativa, o arca vai impactando positivamente nos índices de educação, favorecendo o interesse pelos livros despertado pela presença da biblioteca na comunidade. O Programa oferece às pessoas que vivem no campo uma nova proposta de avanço tecnológico e social, proporcionando meios de um exercício pleno de democracia e cidadania”, ressaltou.

Além da solenidade de entrega das arcas, serão capacitados 30 agentes de leitura que ficarão responsáveis por cuidar das bibliotecas e incentivar a leitura em sua localidade. Os agentes são pessoas escolhidas pela comunidade, que receberão, durante a capacitação, informações técnicas sobre o funcionamento da arca, como empréstimo e catalogação dos livros e métodos de incentivo à leitura. Ao final do curso eles receberão certificados de agentes de leitura.

A Gaia Social trabalha há 22 anos com o desenvolvimento sustentável educacional. Engajada no propósito de promover a conservação ambiental, a educação e a inclusão social de comunidades carentes, a ONG conheceu o Programa Arca das Letras em 2011. Junto ao MDA e às comunidades do estado do Maranhão promoveu o trabalho de incentivo, divulgação e implantação das arcas.

Arca das Letras no Maranhão

O Estado do Maranhão conta com 466 bibliotecas Arca das Letras espalhadas por 118 municípios. O programa desempenha o papel de aproximar mais de 48 mil famílias da literatura. São cerca de 89 mil livros e 932 agentes de leitura trabalhando para incentivar o hábito no meio rural.

(...)



 

Nenhum comentário: