17 de jan. de 2013

Biblioteca da UFAm disponibiliza 3,5 mil e-books


Fonte: Portal G1. Data: 5/01/2013.

URL: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/01/biblioteca-central-da-ufam-no-am-disponibiliza-cerca-de-35-mil-e-books.html

O acervo da Biblioteca Central da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) disponibiliza cerca de 3.500 e-books, conhecidos como livros eletrônicos, cujo acesso pode ser feito a partir de qualquer computador da instituição.

Segundo a diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade, Siméia Ale, a medida é um ganho no que se refere ao espaço físico das bibliotecas da instituição e representa um reforço no quantitativo já disponibilizado materialmente. "Uma característica importante dos e-books adquiridos é que podemos atualizar o acervo constantemente. O conteúdo é permanente, pode ser acessado de qualquer lugar dentro da instituição, sem a necessidade de registro do aluno. Além disso, é possível baixar os arquivos integral ou parcialmente", explicou.

A comunidade universitária pode visualizar conteúdos das áreas de Arquitetura, Artes e Design, Ciências do Comportamento, Ciências Biomédicas e Biologia, Economia e Negócios, Química e Ciência dos Materiais, Ciências da Computação e Ciências Ambientais e da Terra, através do endereço ufam.dotlib.com.br.

De acordo com Siméia Ale, há também títulos nas áreas de Engenharia, Humanidades, Ciências Sociais e Direito, Matemática e Estatística, Medicina, Física e Astronomia, Computação Profissional e Webdesign.

A previsão é de que já nos próximos meses outros livros sejam adquiridos por meio de assinaturas junto às empresas que atuam no ramo da edição de conteúdo eletrônico. "A aquisição dos e-books partiu da necessidade em disponibilizarmos novas modalidades de consulta para a comunidade universitária. A ideia é promover o sistema e torná-lo tão efetivo quanto a estrutura física", completou a diretora.

Nenhum comentário: