5 de fev de 2013

Biblioteca Braile do Amazonas


Fonte: Portal G1. Data: 28/01/2013.

URL: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/01/biblioteca-braile-do-amazonas-oferece-mais-de-quatro-mil-titulos.html

Clássicos da literatura brasileira como livros de José de Alencar e Érico Veríssimo, além das populares sagas Harry Potter, Crepúsculo e até '50 Tons de Cinza' da autora inglesa Erika Leonard James podem ser encontrados no acervo de mais de quatro mil títulos da Biblioteca Braile do Amazonas, localizada no Bloco C do Centro de Convenções do Amazonas, Sambódromo, Zona Centro-Oeste de Manaus.

O espaço disponibiliza aos interessados livros em formado MP3 e braile, filmes com audiodescritos, além de aulas de violão, teclado e informática. O local possui estrutura para atender pessoas com deficiência visual ou auditiva. Um dos destaques da biblioteca são dois estúdios nos quais voluntários gravam e produzem livros.

Segundo o gerente do espaço, Gilson Oliveira, as portas estão abertas para os que desejam fazer audiodescrição. "Basta telefonar, marcar o dia e vir fazer o teste. Temos cerca de 120 pessoas que trabalham conosco, entre professores, acadêmicos e usuários", afirmou.

Atualmente, a biblioteca conta com, aproximadamente, quatro mil livros falados, mil livros em braile, 38 filmes com audiodescrição e 12 canetas pentops (dispositivo com um sensor posicionado em sua ponta e um computador interno capaz de decodificar o material impresso e reproduzir sons previamente gravados). Além disso, estão disponíveis duas impressoras em braile, sendo uma delas interpontada (capaz de imprimir dos dois lado do papel).

Gilson Oliveira explicou ainda que, no início, o lugar era apenas um setor. "Estávamos localizados no Centro. Quando passamos para o Centro de Convenções, tivemos mais espaço e ganhamos os estúdios, tanto que antes não produzíamos, só emprestávamos livros", relatou. A Biblioteca Braile do Amazonas funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h

Nenhum comentário: