8 de mar de 2013

Biblioteca Vaticana entrará na era digital


Fonte: EMC. Data: 7/03/2013.


A EMC Corporation (NYSE: EMC) anuncia hoje que oferecerá 2,8 petabytes de armazenagem para ajudar a Biblioteca Apostólica Vaticana a digitalizar o catálogo completo de manuscritos históricos e incunábulos (livro ou panfleto impresso antes de 1501). Uma das bibliotecas mais antigas do mundo, a Biblioteca Apostólica Vaticana possui muitos dos documentos mais raros e valiosos existentes, como a bíblia latina de 42 linhas de Gutenberg, o primeiro livro impresso com tipos móveis que data entre 1451 e 1455. A EMC está apoiando a meta da Biblioteca Vaticana de preservar, num formato digital com certificado ISO, textos delicados, vulneráveis à deterioração e desintegração resultante de manuseio repetido, garantindo que o conhecimento acumulado por gerações esteja livremente disponível para estudos futuros.

• O projeto digitalizará totalmente a biblioteca, o que resultará em 40 milhões de páginas preservadas em reproduções digitais.

• A primeira fase do projeto de nove anos resultará em 2,8 petabytes de armazenagem, usando um conjunto de soluções líderes do setor da EMC como Atmos®, Data Domain®, EMC Isilon®, NetWorker® e VNX®.

Nenhum comentário: