19 de mar de 2013

Pronta há quase um ano biblioteca do Acre não funciona


Autor: Genival Moura.

Fonte: G1. Data: 15/03/2013.

URL: g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/03/pronta-ha-quase-um-ano-biblioteca-do-ac-nao-funciona-por-falta-de-livros.html

O prédio de três andares cercado de vidro fumê, com 1,5 mil metros de área construída, se destaca pela sua arquitetura em meio às demais edificações no centro de Cruzeiro do Sul (AC). No prédio, já deveria estar funcionando a Biblioteca Pública Estadual, mas por enquanto, as salas continuam vazias. O governo informou que a inauguração da obra, que custou R$ 4,9 milhões, está dependendo da compra de móveis, equipamentos e acervo bibliográfico, que sequer foram licitados.

A empresa responsável pela construção do prédio cumpriu o cronograma. As instalações físicas estão prontas há mais de sete meses. A chefe do departamento do livro e da leitura, da Fundação de Cultura Elias Mansour, informou que parte do mobiliário será comprada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o que exige um processo licitatório em nível internacional. “Nós, por enquanto, ainda não podemos dar uma previsão devido a esse processo, que pode demorar até três meses”, afirmou.

O projeto prevê um acervo com 21 mil livros, um telecentro com internet gratuita, videoteca, histórias em quadrinhos, espaço infantil, conteúdos com informações táteis para portadores de necessidades visuais e mídias audiovisuais. O prédio já conta com elevadores e rampas para facilitar o acesso dos portadores de deficiência física.

Enquanto o projeto não entra em funcionamento, Romário Sandin, líder de movimentos estudantis em Cruzeiro do Sul, explica que a empolgação já está se transformando em frustração para os estudantes. “Nós ficamos motivados justamente por causa da necessidade que temos. Algumas escolas não dispõem de bibliotecas e muito menos acesso à internet. Nós ficamos agora, aguardando pela boa vontade dos governantes, enquanto enfrentamos dificuldades para fazer uma pesquisa”.

Nenhum comentário: