11 de abr. de 2013

Biblioteca Nacional da Bahia?



Fonte: Portal Vermelho. Data: 4/04/2013.
URL: http://www.vermelho.org.br/ba/noticia.php?id_noticia=210088&id_secao=58
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) reivindica a ministra da Cultura, Marta Suplicy, que a Biblioteca Pública da Bahia seja considerada Biblioteca Nacional da Bahia. Nesta quarta-feira (3/4), a ministra participou de audiência da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. Na ocasião, ela apresentou ações da pasta com destaque para as iniciativas de implantação do Vale-Cultura e os investimentos relacionados aos CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados) em todo o país.
Durante a audiência, Alice Portugal solicitou da ministra o novo título para a Biblioteca Pública da Bahia. “Nossa Biblioteca criada em 13 de maio de 1811, tendo mais de 60 mil obras consideradas valiosas, é um patrimônio não só da Bahia, mas do Brasil. Salvador foi a primeira capital do Brasil, a capital colonial do país”. Alice lembrou que a mudança de status da Biblioteca Pública da Bahia é uma reivindicação do segmento cultural baiano, pois, “trata-se da primeira biblioteca do Brasil e da América do Sul, uma das maiores do país”, disse.
Segundo a deputada, a biblioteca conta com “segmentos de assuntos especializados como Setor de Obras Raras e Valiosas, Setor de Documentação Baiana, Setor Braille e o Setor Infantil, sendo um acervo de mais de 150 mil obras literárias que, junto a vídeos, documentos, obras de arte e imagens, formam um total de 600 mil itens”.
A ministra Marta Suplicy se comprometeu em analisar a solicitação da deputada e verificar “os meios de realizar a mudança de status da Biblioteca Pública do Estado da Bahia para Biblioteca Nacional”. (...)

Um comentário:

Anônimo disse...

Apesar da Bahia tera primeira biblioteca pública criada no Brasil acho que transformá-la numa "nacional" é demais...