17 de mai de 2013

Biblioteca Pública Estadual do Amapá recebe 10 mil livros


Fonte: Correa Neto . Data: 15/05/2013.
A Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda recebeu do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) um pacote de livros de 10 mil exemplares. O acervo está distribuído em livros científicos e de arte, revistas de histórias e em quadrinhos, e livros de pesquisas em geral. A instituição já realiza a distribuição para algumas bibliotecas dos municípios e às escolas que solicitaram o pedido de livros.
A diretora da Biblioteca Elcy Lacerda, Lulih Rojansk, relata a iniciativa do recebimento dos acervos pelo SNBP e explica como funciona o sistema e o que motivou o pedido dos exemplares.
“A Biblioteca Elcy Lacerda, por meio da Coordenadoria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Amapá, participou do 18° Encontro do Sistema Nacional de Bibliotecas. Durante o evento, foi solicitado à Biblioteca Nacional um acervo para a instituição e, principalmente, para as bibliotecas municipais, com o intuito de atualizar os acervos dessas repartições. Com isso, fomos contemplados com 10 mil livros pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, que nos enviou os exemplares”, afirmou Lulih.
A diretora explica que o papel do coordenador do Sistema de Biblioteca é acompanhar e monitorar o andamento dos trabalhos nas bibliotecas, além de cobrar dos secretários e gestores o funcionamento e o desempenho das bibliotecas dos municípios.
Ela ressalta que cada município tem a responsabilidade de ter uma biblioteca pública e informa que as distribuições dos livros estão sendo realizadas de acordo com os pedidos das instituições, e que algumas já receberam as doações de livros, entre elas estão a Biblioteca Ressaca Lê; Centro Cultural Franco Amapaense e a Sala de Leitura da Escola Estadual Raimunda Dulcineia. As quantidades para cada uma delas variam de 200 a 1.000 exemplares, e vai de acordo com sua procura de público.
“Para nós, da biblioteca, receber 10 mil livros representa um número significativo e expressivo. Foi tão importante que serviu para darmos apoio a outras bibliotecas municipais e comunitárias, doando livros. E isso é muito importante para a comunidade que o recebe”, pontuou a diretora.
Devido à demanda, as bibliotecas públicas de Macapá e Santana irão receber mil livros e, assim como a Escola Bosque do Bailique, o município de Tartarugalzinho e a APA da Fazendinha irão receber 500 exemplares.
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas é um órgão da administração federal do Brasil, subordinado ao Ministério da Cultura/Secretaria do Livro e Leitura, e é coordenado pela Fundação Biblioteca Nacional. Em cada unidade federativa existe uma coordenadoria vinculada ao SNBP. Tem como objetivo o fortalecimento das bibliotecas públicas do país.

Nenhum comentário: