30 de mai. de 2013

British Library recebe canções dos Beatles

Fonte: Portal Terra. Data: 23/05/2013.
URL: http://musica.terra.com.br/biografo-dos-beatles-doa-cancoes-de-lennon-a-biblioteca-britanica,298f8baa07cce310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
O aclamado biógrafo dos Beatles Hunter Davies doou cartas e canções manuscritas por John Lennon para Biblioteca Britânica, que irá expor os escritos na galeria dos Tesouros, junto com as obras de Beethoven e Shakespeare.
Entre os documentos cedidos à nação figuram as letras de canções tão míticas do quarteto de Liverpool como "Strawberry Fields Forever", "She said she said" e "In My Life".
Davies, que conheceu os Beatles no anos 60, doou seu arquivo da popular banda através de um programa governamental que oferece vantagens fiscais para quem presenteie o Estado com patrimônio artístico.
"Enquanto trabalhava em um novo livro sobre os Beatles, decidi que a Biblioteca Britânica deveria ter a melhor coleção pública de seus manuscritos, e estou feliz que graças a este programa isso pôde se tornar realidade", declarou o escritor.
O diretor da Biblioteca Britânica, Roly Keating, se mostrou muito contente com o legado e afirmou que "a vitrine dedicada aos Beatles é uma das mais populares na galeria dos Tesouros".
"Os visitantes de todo o mundo se emocionam ao ver estas letras tão lendárias em suas minutas originais", acrescentou.
A coleção dos Beatles é exposta na mesma seção que o texto da Carta Magna britânica e de obras de Beethoven e William Shakespeare.
Davies, de 77 anos e autor em 1968 da única biografia autorizada do grupo, já tinha emprestado os documentos à Biblioteca, que agora os terá de forma permanente.

"Quero que minha coleção dos Beatles permaneça junta, em um lugar e exposta ao público, e a Biblioteca Britânica é o lugar perfeito", disse o escritor. 

Nenhum comentário: