5 de jun. de 2013

Instituto Ecofuturo na Feira do Livro

Evento tem Ilustração como tema principal e a Colômbia como país convidado
Pais e professores já podem marcar em seus calendários: do dia 5 ao dia 16 de junho acontece no Rio de Janeiro a 15ª edição do Salão FNLIJ do Livro para crianças e jovens, um dos eventos literários mais importantes do país. Com Ilustração como tema principal e a Colômbia como país homenageado, em razão das diversas parcerias realizadas com o Brasil na área de promoção de leitura e biblioteca, esta edição do Salão promete ser novamente um mergulho no mundo da literatura, do qual o Instituto Ecofuturo foi convidado a participar devido ao seu trabalho de treze anos em defesa do direito de acesso à leitura em todos os cantos do País, cooperando com tradicionais esforços nacionais destinados a esta causa.
O Instituto participará da 3ª edição do Simpósio Retratos da Leitura no Brasil, evento que integra o Salão e está previsto para acontecer no dia 6. Christine Castilho Fontelles, diretora de educação e cultura, será uma das palestrantes e dividirá experiências adquiridas com o projeto Biblioteca Comunitária, realizado em parceria com a FNLIJ Brasil adentro e hoje presente em onze estados brasileiros. Christine estará presente também no painel que acontece no dia 7, “A importância da leitura como fator de cidadania: movimentos na Colômbia e no Brasil e lei das bibliotecas na escola”, apresentando a estratégia e alcance da Campanha Eu Quero a Minha Biblioteca, cujo objetivo é colaborar com gestores públicos, organizações da sociedade civil e cidadãos de todo o país, informando sobre os recursos federais existentes para a educação e que podem ser utilizados para a criação e manutenção de bibliotecas, contribuindo com a efetividade da Lei 12.244/10, que determina que todas as instituições de ensino do país devem ter uma biblioteca até 2020.
“A FNLIJ é um parceiro estratégico do Ecofuturo e o Salão traz a oportunidade de compartilharmos as experiências que realizamos em conjunto Brasil adentro focada na articulação intersetorial para criação e fortalecimento de políticas públicas de leitura e biblioteca, ampliar conhecimentos sobre literatura e conhecer experiências internacionais relacionadas a políticas públicas de leitura e biblioteca. Por esta razão o prêmio oferecido às três equipes das bibliotecas do projeto vencedoras do Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas, que está em sua 4ª. edição é vir ao Rio para participar do Seminário, que este ano homenageia o querido poeta Bartolomeu de Campos Queirós”,  diz Christine Fontelles.
Os ingressos para a 15ª edição do Salão custam R$5,00, havendo gratuidade para maiores de 60 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal do RJ e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ. A programação completa está disponível no site www.salaofnlij.com.br.
Serviço
Simpósio Retratos da Leitura no Brasil - 3a. Edição
Data: 6 de junho, das 9h às 14h30
Local: Centro de Convenções Sulamérica - Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova - Rio de Janeiro

Palestra: A importância da leitura como fator de cidadania: movimentos na Colômbia e no Brasil e lei das bibliotecas na escola
Data: 7 de junho, das 16h às 17h30.
Local:

Centro de Convenções Sulamérica - Av. Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: