15 de jul. de 2013

Biblioteca digital garante acesso sem infringir copyright

Fonte: Portal Terra. Data: 9/07/2013.
Autoria: Déborah Salves.
Compartilhar conhecimento. O termo vive um momento de alta com a internet, mas a atividade é tão antiga quanto o homem. E uma das formas institucionais mais consolidadas de garantir acesso a informações são as bibliotecas.
"Estamos tentando recriar digitalmente esse processo, para que não percamos a capacidade de acessar o conhecimento - uma vez que hoje há até pessoas querendo tirar o direito de compartilhar algo que você comprou", explica Alexis Rossi, diretora de coleções do Internet Archive, que disponibiliza mais de um milhão de títulos gratuitamente.
Alexis foi um dos destaques do Fórum Internacional Software Livre (fisl) de 2013, realizado entre 3 e 6 de julho em Porto Alegre. Ao Terra, a executiva do Internet Archive contou quais os passos que a organização toma para conseguir disponibilizar seu acervo e ainda respeitar os direitos autorais dos produtores de conteúdo.
"Bibliotecas trabalham com coisas criadas por outras pessoas, e temos uma maneira histórica de fazer isso", diz. "Não queremos que ninguém perca dinheiro, só queremos que as pessoas tenham acesso às informações", resume.
Acervos digitais

Alexis lista a Wayback Machine como um dos principais sucessos do Internet Archive. O banco de dados aberto lançado em 2001 reúne versões antigas de site da internet - como, por exemplo, a primeira versão do Google.

Nenhum comentário: