19 de out. de 2013

Sergipe com bibliotecas públicas em todos os municípios


Fonte: Secretaria da Cultura de Sergipe. Data: 14/10/2013.

A última sexta-feira, 11, foi histórica para a política do livro, leitura e literatura em Sergipe com a inauguração da Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Alves dos Santos Bispo, na cidade de Pedrinhas, o Estado passa a ter 100% dos municípios com biblioteca pública.

Segundo a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Sonia Carvalho, que representou a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) no evento, este é mais um grande passo para o desenvolvimento educacional e cultural de Sergipe.

"Para nós é uma grande alegria zerar os municípios sergipanos sem bibliotecas públicas. Com essa inauguração, todas as cidades do Estado passam a ter bibliotecas públicas. Agora, só resta a cada um desses gestores municipais fazer com que elas funcionem adequadamente, com acervo atualizado, público participando, e adquirindo, assim, seu direito de cidadão", frisou Sonia.

O prefeito do município, José Antônio Silva, esteve presente na inauguração e lembrou do esforço da prefeitura para inaugurar o espaço e reforçou o compromisso com a biblioteca municipal. "Ficamos muito felizes com mais essa realização da nossa comunidade e vamos fazer o possível para fazer a população usufruir o máximo possível deste espaço. Nossa expectativa é em breve, transferir a biblioteca para um espaço ainda maior", ressaltou.

População aprova

A Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Alves dos Santos Bispo está localizada em um espaço de aproximadamente 70m2 e conta com um acervo inicial de 2000 exemplares. Entre os títulos estão obras informativas, técnicas, didáticas, literárias e infantil.

Diversas pessoas da cidade estiveram presentes na solenidade e mostraram sua alegria em receber uma biblioteca municipal na cidade. O jovem adolescente Ronaldo Santos, por exemplo, afirmou que está ansioso em poder pegar livros emprestados. "Vai ser muito legal, pois teremos a oportunidade de sair um pouco do mundo da internet e termos mais acesso ao mundo da literatura", observou.

A jovem Adrilene de Sousa compartilha da idéia do amigo e completa que a chegada da biblioteca será fundamental também para incentivar o hábito da leitura nas crianças. "Assim elas aprenderão de cedo a gostar de ler", argumentou.

Bibliotecas Públicas em SE

Com a inauguração da biblioteca de Pedrinhas, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas consolida um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2007, com a chegada do Governando Marcelo Déda à gestão estadual. De lá para cá mais de dez municípios tiveram suas bibliotecas inauguradas, além de muitas terem sido reativadas, passando a operar de forma mais eficaz e com maior presença da população e da comunidade escolar.

“É muito gratificante para nós ver que agora temos todos os nossos municípios com bibliotecas públicas. Mas isso não quer dizer que o nosso trabalho nesse segmento cultural chegou ao fim. Ainda temos muito por fazer e daremos suporte às prefeituras no que diz respeito ao uso desses espaços”, comentou a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora falta saber se existem bibliotecários em 100% dos municípios de Sergipe!