18 de fev. de 2014

Biblioteca pública é inaugurada na estação central do Metrô do Rio de Janeiro

Fonte: Sidney Rezende. Data: 12/02/2014
URL: www.sidneyrezende.com/noticia/224453+biblioteca+publica+e+inaugurada+na+estacao+central+do+metro+no+rio
Os passageiros que transitaram nesta quarta-feira, 12, pela estação central do Metrô do Rio de Janeiro puderam notar uma novidade. No local, foi inaugurada a Biblioteca Estação Leitura. Criado pelo Instituto Oldemburg, o projeto oferece um serviço gratuito de empréstimo de livros para todos os interessados.
Inicialmente, o programa conta com acervo de dois mil livros de diversas categorias, como clássicos da literatura brasileira e estrangeira, títulos infanto-juvenis, de arte, história, religião, filosofia, entre outras. Além disso, está prevista uma aquisição de 400 novas obras durante o ano, com base em listas de livros mais vendidos do Brasil, e cerca de mil exemplares já solicitados às editoras. A fim de facilitar a escolha dos leitores, a biblioteca conta com catálogo digital, contendo consulta por título, autor e assunto/gênero.
Com objetivo de incentivar o hábito da leitura por meio da criação de um espaço público de difusão de cultura e conhecimento, a fundadora da entidade, a fotógrafa Cristina Oldemburg, explicou a origem da iniciativa. "O projeto surgiu de uma necessidade que tínhamos de facilitar ao máximo o acesso da população à leitura e também de formar novos leitores. Para tanto, precisávamos estar em um local de grande alcance, no caminho das pessoas. Então, surgiu a ideia da estação de metrô da Central do Brasil, onde circulam milhares de usuários diariamente", disse.
A profissional ainda falou sobre a possibilidade dos passageiros aproveitarem a biblioteca com o intuito de deixar o trajeto no metrô mais prazeroso. "Com a Estação Leitura, contribuímos para tornar as viagens mais agradáveis, já que ler um bom livro é uma ótima opção para aproveitar o tempo no vagão do metrô", disse.
Homenagem a escritor marca inauguração do projeto.
A estreia da Biblioteca Estação apresentou como tema principal o livro Essa Terra, do escritor Antônio Torres - eleito recentemente como imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). O baiano compareceu ao evento, foi homenageado e autografou exemplares da obra, que foram sorteados para o público. Alunos da rede pública de ensino estiveram no lançamento para participar de atividades direcionadas.

A Biblioteca Estação Leitura funcionará das 11h30 às 19h30, somente em dias úteis, na estação central do Metrô, por onde passam, diariamente, 60 mil pessoas. Os interessados em retirar livros devem se cadastrar no local, com a apresentação de documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência (originais). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. Os usuários cadastrados recebem uma carteirinha de identificação.

Nenhum comentário: