7 de mar. de 2014

Exposição: A presença dos Países Baixos no Brasil Colonial

Convite recebido da Biblioteca Central da UFPE:


A Biblioteca Central da UFPE vai receber, a partir da próxima semana, a Exposição Legatio, com imagens do Atlas Vingboons da Coleção da Rainha Christina da Suécia, que registra apresença dos Países Baixos no Brasil Colonial. A abertura da mostra será na quarta-feira (12), às 18h, na presença do reitorAnísio Brasileiro, do embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, KeesPieterRade, edo diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPE, Elilson Góis.A exposição poderá ser conferida até o dia 16 demaio

Voltada parapesquisadores, historiadores, estudantes de história colonial e investigadores privadosinteressados no tema da presença neerlandesa no Brasil no século XVII, a exposição, que tem curadoria do professor Marcos Galindo, da UFPE, seráaberta ao público.

Parte da política de apoio a eventos da Pró-Reitoria de Extensão da UFPE, a exposição é frutoda proposta de intercâmbio cultural e fortalecimento do relacionamento cultural entre o Brasil eos Países Baixos. Nessa perspectiva, a Exposição Legatio apresenta imagens de um conjuntode mapas e cartas produzidas no século XVII pelo cartógrafo holandês Johan Vingboons,referentes aos domínios coloniais da Companhia das Índias Ocidentais no nordeste brasileiro.

São Atlas Vingboons e planos cartográficos do Brasil holandês do pertencente fundo daRainha Christina da Suécia, incorporada à Biblioteca Apostólica Vaticana, acompanhados de textosexplicativos, enriquecidos com pranchas do mesmo autor remanescentes, pertencentes acoleção do AlgemeenRijksarchief da Holanda.

Mais informações
Biblioteca Central
(81) 2126.7726

Nenhum comentário: