19 de mar de 2014

Inaugurada biblioteca sobre cultura afro-brasileira

Fonte: Portal Vermelho. Data: 10/03/2014.
URL: www.vermelho.org.br/ba/noticia.php?id_noticia=237382&id_secao=58
O Colégio Estadual Assis Valente, do município de Teodoro Sampaio, no Centro Norte baiano, inaugura, nesta terça-feira (11/3), uma biblioteca voltada, principalmente, para a pesquisa da cultura africana e afro-brasileira. Batizada de Biblioteca Aline França, em homenagem à escritora baiana, a unidade possui, inicialmente, mais de mil obras.
Entre os títulos, estão livros da literatura nacional e internacional, de autores baianos, textos clássicos de sociologia e filosofia, além de aproximadamente 300 obras da cultura africana e afro-brasileira. O acervo foi conseguido através de parcerias com instituições ligadas às questões raciais e pela mobilização de professores e estudantes
“Esse trabalho é resultado da forte discussão que temos na escola sobre a questão racial, em virtude da existência de um quilombo na cidade, o quilombo Chan, e da presença significativa da população negra. A biblioteca será um ambiente para acesso de todos”, afirma o diretor da unidade, Luis Paulo de Sousa, ao site oficial do Governo.
A abertura do espaço é uma das ações do projeto ‘Tabuleiro do Assis’, iniciativa da unidade escolar para a promoção de discussões relacionadas a questões raciais. Estudantes, professores e comunidade poderão acessar o acervo tanto para consulta quanto para empréstimo.

A criação da biblioteca específica para essa temática pode cumprir, pelo menos neste colégio, a Lei nº 10.639, de 2003, que determinou às escolas o ensino da cultura e história afro-brasileiras nas séries do ensino fundamental e médio. Apesar de obrigatória, a norma tem encontrado dificuldades para ser aplicadas, nesses últimos 10 anos.

Nenhum comentário: