1 de mai. de 2014

Biblioteca Nacional de Brasília em estado crítico

Fonte: Mais Comunidade (Brasília, DF).
Data: 28/04/2014.
URL: http://coletivo.maiscomunidade.com/conteudo/2014-04-28/cidades/11062/BIBLIOTECA-NACIONAL-EM-ESTADO-CRITICO.pnhtml
Patrimônio Cultural e símbolo da arquitetura contemporânea, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) mostra, internamente, sinais visíveis de desgaste e deterioração, causados pelo tempo e pela falta de manutenção adequada. Pisos soltos, salas fechadas e computadores sem uso caracterizam o estado atual de várias salas do prédio. Em termos de conforto, o prédio não tem atendido adequadamente os usuários, que se ressentem da falta de condições da estrutura do local, embora, por fora, o prédio seja visto como um cartão postal de Brasília.
A BNB foi concebida no plano original, assinado por Lúcio Costa no final dos anos 1950, quando o urbanista projetou a capital federal com Oscar Niemeyer e outros arquitetos. O prédio foi entregue à população no final de 2006. O projeto assinado por Niemeyer requereu um longo e pesado programa de planejamento e instalação que terminou com a abertura ao público em 12 de dezembro de 2008.

A Biblioteca Nacional recebe diariamente cerca de 460 pessoas, porém, é visível a redução desse número devido à interdição das salas. André Sandiêgo Falcão, administrador, 32 anos, é um dos visitantes que frequentava constantemente o local para estudos e tem optado por estudar em casa, segundo ele, pelo calor excessivo e devido à falta de estrutura adequada. “A sensação que temos é que o local está abandonado, a sala de computadores que antes funcionava em um calor absurdo, hoje nem abre mais e ninguém por lá tem previsão de solução para os problemas”, reclama.

Nenhum comentário: