12 de mai de 2014

Senado lança guia de fontes sobre a casa

Fonte: Senado Federal.
URL: www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2014/05/12/senado-lanca-site-do-guia-de-fontes-sobre-a-casa
Iniciativa da Coordenação de Marketing e da Agência Senado, vinculadas à Secretaria de Comunicação, reúne mais de 400 fontes de informação institucionais, históricas e legislativas.
A Secretaria de Comunicação Social do Senado lançou na quarta-feira, durante o seminário Desafios da Editoração no Setor Público, no auditório do Interlegis, em Brasília, o site do Guia de Fontes de Informação sobre o Senado Federal, disponível em www.senado.leg.br/guiadefontes. Agora, o desafio é divulgar o trabalho — que reúne mais de 400 fontes de informação institucionais, históricas e legislativas sobre o Poder Legislativo federal — entre pesquisadores, jornalistas e outros formadores de opinião.
A obra impressa, que veio a público no início de 2013, resultou em intenso trabalho de adaptação para a forma de um sistema, em plataforma plone, a fim de aumentar o alcance da ferramenta de consulta. O guia facilita a obtenção de informações por meio de referências e resumos de livros, periódicos, artigos especializados, discursos históricos, material multimídia, serviços e instituições correlatos ao Poder Legislativo federal, entre outros.
O trabalho é uma correalização da Coordenação de Criação e Marketing e da Agência Senado, vinculadas à Secretaria de Comunicação Social do Senado, além do ­ apoio da Biblioteca da Casa.
O objetivo é munir cidadãos e instituições com informações que aprimorem o conhecimento sobre o papel do Poder Legislativo e suas atividades, bem como ampliem as possibilidades de participação popular.
As fontes de informação servem aos demandantes em atividades diversas, como divulgações, investigação acadêmica, ensino em sala de aula ou simplesmente representa uma forma de entrar em contato com o Senado e com as organizações afins. O conteúdo das obras abrange desde a pura descrição de características, lideranças e acontecimentos das duas Casas do Legislativo brasileiro, com foco maior no Senado, até temas práticos e conexos, como o vocabulário adotado no meio e as principais normas de funcionamento e do processo legislativo.
— É um trabalho inédito no Congresso, que servirá como um ótimo ponto de partida para jornalistas e pesquisadores — afirma Davi Emerich, diretor da Secretaria de Comunicação Social.




Nenhum comentário: