1 de set. de 2014

Acervos de bibliotecas da Russia estarão disponíveis para smarthphone e tablets



Fonte: Gazeta Russa. Data: 29/08/2014.
URL: http://br.rbth.com/ciencia/2014/08/29/acervos_das_principais_bibliotecas_da_russia_estarao_disponiveis_para_27145.html
Em 2015, os acervos das maiores bibliotecas russas estarão disponíveis para smartphones e tablets e poderão ser acessados gratuitamente. Para isso, será necessário apenas se registrar em um aplicativo móvel especial para plataformas iOS e Android.
O Ministério da Cultura russo planeja liberar o acesso a mais de 6 milhões de arquivos dos acervos da Biblioteca Eletrônica Nacional (NEB, na sigla em russo). A Biblioteca Estatal da Rússia, a Biblioteca Nacional da Rússia, a Biblioteca Presidencial B. N. Ieltsin e a Biblioteca Pública Técnico-Científica Estatal da Rússia  também participam do projeto da NEB.
Os usuários poderão não apenas ler, mas também salvar textos e imagens para visualização on-line gratuita. Em primeiro lugar, estarão disponíveis as obras dos clássicos russos, documentos históricos e teses.  Atualmente, muitos livros de arquivos e documentos dos tempos do Império Russo estão sendo vendidos em sites piratas.
O custo do desenvolvimento do aplicativo móvel será de pouco mais de 4 milhões de rublos (cerca de R$ 240 mil).

Nenhum comentário: