1 de set de 2014

Obras de referência



Acaba de ser lançado pela Editora Briquet de Lemos, “Brasil: obras de referência, 1999-2013” [Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2014. 366 p. ISBN 978-85-85637-55-2], de autoria de Ann Hartness.
 “Em 1999, esta mesma editora publicou Brasil: obras de referência, 1965-1998, de Ann Hartness, com referências e comentários de 2 913 publicações pertinentes ao estudo do Brasil, em seus aspectos históricos, econômicos e culturais, em sentido amplo. Essas publicações incluíam livros, folhetos, publicações seriadas, e capítulos de livros. Decorridos quase 15 anos, Ann Hartness nos oferece mais este resultado de seus esforços, constantes e competentes, para identificar materiais de apoio aos pesquisadores que se dedicam a temas brasileiros. Esta nova bibliografia comentada cobre o período de 1999 a 2013, dando continuidade à publicada em 1999. Com essas duas publicações, temos um levantamento quase exaustivo das fontes de informação sobre o Brasil durante os últimos 48 anos, num total de 4 814 obras. Além das fontes em formato impresso, que formam a maioria das que são aqui comentadas, este novo volume contempla vários recursos digitais, inclusive os que estão disponíveis na internet.



Este é um trabalho que se coloca ao lado de empreendimentos voltados para o registro de nossa brasiliana, como o Catálogo da Exposição de História do Brasil, de Ramiz Galvão, e o Manual bibliográfico de estudos brasileiros, de Rubens Borba de Moraes e William Berrien. Para realizá-lo, a autora, durante as viagens que fazia ao Brasil para aquisição de obras para a biblioteca latino-americana da University of Texas, garimpou, sistematicamente, em livrarias e editoras universitárias e oficiais de todo o país os materiais que foram selecionados para inclusão nesta bibliografia.” (Editora Briquet de Lemos).

Nenhum comentário: