31 de out. de 2014

Biblioteca infantil completa 40 anos

Fonte: Secretaria de Cultura do Estado do Sergipe. Data: 29/10/2014.
URL: www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=165052
Diversas atividades especiais marcaram a celebração dos 40 anos da criação da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar (Biafa). O evento realizado nesta quarta-feira, 29, contou com a presença de alunos da rede pública, que participaram de contação de histórias com a professora e folclorista Aglaé Fontes e com o cordelista Zezé de Boquim, autor do cordel “Biafa 40 anos – Incluindo pequenos cidadãos no mundo da leitura”.
De acordo com a diretora da Biafa, Claudia Stocker, a contação de histórias está entre as principais atividades da unidade. “Desde 2007, temos um projeto de incentivo a leitura e encontros com o autor que conseguiu atrair um público considerável. Além disso, temos um bom acervo, que também é informatizado, e nos rende uma média de 250 empréstimos por mês”, conta. “Também temos oficinas com material reciclável, exibição de vídeo, exposições e concursos de fantasia e redação”, completa.
A história da Biafa foi transformada em verso através da imaginação do cordelista Zezé de Boquim. “Contei sobre a Biafa e sobre os livros. O cordel funciona como um aconchego para as crianças. Ele traz a história verídica e faz gracejo com as crianças, coisa que elas adoram”, comenta o cordelista que é autor de 108 obras.
A professora Aglaé Fontes, foi coordenadora da unidade e hoje empresta seu nome à biblioteca. “Ter o meu nome aqui na biblioteca é uma honra muito grande. Acho que cada bairro e cada escola deveria ter uma biblioteca. A biblioteca não é um lugar só de livro, é lugar de imaginário. Cada  vez que ela se instala, é uma razão de alegria”, diz.
A professora e escritora Cris Souza, que também é diretora da Escola Municipal Ensino Fundamental Alencar Cardoso, aproveitou a data especial para promover uma atividade diferente com as crianças. “Sempre trago os alunos para a biblioteca. Somos clientes desse lugar, pois na nossa escola temos a leitura como foco principal. Hoje, que também é Dia do Livro, resolvemos trazer as crianças para cá. Eles estavam ansiosos, pois é um dia especial devido aos 40 anos da Biafa e à possibilidade de conhecer a patronesse, Aglaé Fontes”, destaca.
As atividades alusivas às comemorações de 40 anos da Biafa seguem durante a tarde, quando acontece a premiação dos vencedores do concurso de redação “A biblioteca dos meus sonhos”, criado especialmente para celebrar a data.
Biafa
A Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar (Biafa) foi inaugurada como anexo da Biblioteca Epifânio Dória no dia 29 de outubro de 1974. A professora Aglaé Fontes foi a sua primeira coordenadora. Em 1985, a Biafa foi desvinculada da Epifânio Dória. Diversas transformações foram realizadas e, após duas reformas, a Biafa ganhou sua forma atual.

A sede da Biblioteca está localizada na Rua Doutor Leonardo Leite, s/n, bairro 13 de Julho. Para realizar empréstimos, é preciso cadastro. O usuário pode levar até três livros, tendo um prazo de 10 dias, que pode ser renovado, para a devolução. Para obter informações é necessário efetuar contato através do telefone (79) 3179-1965.

Nenhum comentário: