24 de nov. de 2014

Recife: bibliotecas aguardam reformas

Fonte: Diário de Pernambuco. Data: 23/11/2-14.
URL: www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2014/11/23/interna_vidaurbana,544621/bibliotecas-aguardam-reformas.shtml
Calor, iluminação deficiente, salas fechadas e livros tomados pelo mofo. Essa é a situação das duas bibliotecas públicas municipais do Recife. No início de 2013, a Secretaria de Segurança Urbana assumiu o compromisso de transformá-las em ambientes atrativos para atender a população. O objetivo era diminuir a vulnerabilidade e, consequentemente, reduzir a violência nas comunidades do seu entorno. Quase dois anos depois, nenhuma mudança saiu do papel.
Na Biblioteca Popular de Afogados, lâmpadas estão queimadas, dificultando a leitura, e a maioria dos ventiladores está quebrada. A sala de informática, apesar de contar com computadores, não é acessível para uso. A sala infantil é precária. Paredes estão rabiscadas, sujas e com infiltrações. “Sinto falta, principalmente, da ventilação”, disse o universitário Ricardo Lucena Filho, 21 anos.
“O movimento caiu muito. A comunidade reclama da falta de estrutura e de não ter internet sem fio. Encaminhei vários ofícios à secretaria”, disse o gestor, Wendes Barbosa. Ele relatou que houve um arrombamento em agosto, e que só então foram colocados guardas municipais à noite.
Na Biblioteca de Casa Amarela, os problemas se repetem. A população reclama da falta de manutenção, calor e livros com mofo e traças. Em 2013 houve pelo menos dois arrombamentos. O Diario esteve lá às 15h da última terça-feira. As portas estavam fechadas. Moradores do bairro se mostraram surpresos. A Secretaria de Segurança Urbana não soube informar o que houve
Baseado no modelo adotado em Medellín e Bogotá, na Colômbia, a proposta inicial era redesenhar os espaços onde as bibliotecas estão inseridas, fazendo modificações não só nos conceitos físicos, mas também operacionais. Climatização, equipamentos tecnológicos e áreas para convívio familiar fazem parte do modelo. Na Colômbia, o resultado contribuiu para redução da criminalidade
PCR diz que ações começam em 2015
A assessoria da Secretaria de Segurança Urbana do Recife informou por meio de nota que o processo licitatório para as reformas “já foi concluído e que as obras serão iniciadas no primeiro semestre de 2015”. Ainda segundo a assessoria, as duas unidades serão climatizadas e adaptadas para as normas de acessibilidade. “Além disso, terão as fachadas cobertas e recuperadas, sem perder a suas características originais. Os salões de leitura e de livros serão climatizados, com espaços reservados para as crianças.”
Por fim, a Secretaria de Segurança Urbana afirmou que “irá apurar o motivo do fechamento da Biblioteca de Casa Amarela antes do horário”.

A prefeitura ainda prevê cinco novas bibliotecas inseridas nos Centros Comunitários da Paz (Compaz). Porém, como o Diário denunciou no mês passado, os centros também estão com obras atrasadas. Dois deles sequer tiveram os endereços definidos.

Nenhum comentário: