4 de dez. de 2014

Apoie a Declaração de Lyon

Colegas gestores de Bibliotecas , 


No início de dezembro, estamos orgulhosos de anunciar que mais de 450 organizações já assinaram a Declaração de Lyon e contribuíram ativamente com o esforço da IFLA em garantir que o acesso à informação seja incorporado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, pós 2015. Das organizações, cerca de 73% são da comunidade bibliotecária e estamos muito felizes de ver uma grande e entusiasta aceitação da Declaração de Lyon em toda a comunidade. Os restantes 27% são de fora do setor da biblioteca que mostra um amplo apoio para o acesso à informação a partir de uma ampla gama de setores.
 
Quais são os próximos passos?
 
A IFLA e todas as outras organizações e os Estados membros envolvidos na Agenda de Desenvolvimento da ONU pós-2015 estão esperando o relatório de síntese do Secretário-Geral. Este relatório irá delinear as prioridades e os principais objetivos da Agenda de Desenvolvimento.
Assim que publicado, a IFLA irá fornecer uma análise do relatório, mapeando-o os nossos objetivos através da Agenda de Desenvolvimento (estes incluem: acesso à informação, cultura, educação e TICs). Algumas das seções profissionais da IFLA nos forneceram contribuiçoes muito úteis que dispõe sobre a necessidade de as metas da Declaração do Lyon para a profissão. Esses resumos vão nos ajudar ainda mais para responder ao relatório de síntese e de promover o acesso à informação.
 
O que você pode fazer para ajudar?
 
· Você pode incentivar a Biblioteca e a sua instituição a assinar a Declaração de Lyon e adicionar a sua voz ao apelo nas Nações Unidas.

· Você pode incentivar outras pessoas e entidades para assinar a Declaração de Lyon.

· Você pode promover os princípios da Declaração de Lyon em toda a rede e garantir que a mensagem se espalhe tão amplamente quanto possível.

A Declaração de Lyon sobre Acesso à Informação e Desenvolvimento exorta os Estados-Membros das Nações Unidas para assumirem um compromisso internacional através da agenda de desenvolvimento pós-2015 para garantir que todos tenham acesso a, e sejam capazes de entender, usar e compartilhar as informações que são necessárias para promover o desenvolvimento sustentável e as sociedades democráticas. Foi preparada pela IFLA e uma série de parceiros estratégicos nas comunidades de bibliotecas e de desenvolvimento.
 
Veja a versão web em: http://www.ifla.org/node/9241 e conheça as entidades/organizações que já são signatárias da Declaração de Lyon e sinta-se convidado a participar, incluindo
 a entidade que representa nessa relação, ampliando assim também, a participação do Brasil e América Latina nesse contexto.
Estamos a disposição para esclarecimentos e informações adicionais.

Cordial abraço,

Sigrid Karin Weiss Dutra
Presidente IFLA/LAC




--

Sigrid Karin Weiss Dutra
CRB 14/093
Biblioteca Universitária UFSC
Presidente IFLA/LAC
Fone: 48-9672-9071


Um comentário:

Unknown disse...

Obrigada pela grande ajuda na divulgação meu grande mestre.
Grande abraço.
Sigrid