1 de dez. de 2014

Obras raras sobre Mato Grosso

Fonte: Portal G1. Data: 30/11/2014.
URL: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/11/quase-700-obras-raras-de-autores-de-mt-devem-ser-disponibilizadas-na-web.html
Primeiras obras já estão disponíveis em plataforma de Biblioteca Estadual. Público poderá ter acesso a obras publicadas no século XVII e XIX.
A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em parceria com a Casa Barão de Melgaço passou a disponibilizar a partir da última quinta-feira (27) um acervo de livros raros de autores mato-grossenses que foram digitalizados e ficarão à disposição do público. As obras estão disponíveis para download em uma plataforma virtual inserida no site da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, a maior de Mato Grosso.
Pelo menos 691 obras tidas como raras passaram pelo processo de digitalização desde o ano de 2012, quando o projeto teve início.
Uma parceria do Instituto Geográfico de Mato Grosso com a Casa Barão de Melgaço, o projeto tem como intuito disponibilizar, por meio da internet, livros de importantes autores e historiadores de Mato Grosso ao público nacional e internacional. O acervo compreende obras literárias, populares e científicas.
Todas as obras foram selecionadas por historiadores que tiveram como critério as normas estipuladas pela Biblioteca Nacional.
Segundo a historiadora responsável pelo projeto, Fernanda Machado, foram digitalizados livros do século XVII e XIX. Obras que estavam esgotadas e foram publicadas apenas uma vez também tiveram prioridade. Alguns volumes não podem ser mais manuseados e somente historiadores têm acesso a eles.
De imediato, a Biblioteca Pública Estevão de Mendonça deve disponibilizar as obras nas quais os direitos autorais já foram cedidos pela família ou pelo próprio escritor.

As primeiras obras disponibilizadas são livros dos escritores e historiadores Estevão e Rubens de Mendonça, além do historiador Paulo Pitaluga. Inicialmente, 50 obras devem estar a disposição do público em geral.
=======
URL da Biblioteca: http://www.bibliotecapublica.mt.gov.br/home

Nenhum comentário: