26 de jan de 2015

Coxim (MS): projeto férias na biblioteca



Fonte: Horizonte (MS). Data: 25/01/2015.
URL: www.horizontems.com.br/noticias-ler/projeto-vem-que-tem-ferias-na-biblioteca-e-um-sucesso-em-coxim-/7994
A Biblioteca do Conhecimento - SESI Projeto “Vem que tem ... Férias na Biblioteca” está desenvolvendo o projeto: “Vem que tem... Férias na Biblioteca” durante o período de férias (de 12 a 31 de janeiro. O público alvo é as crianças frequentadoras da biblioteca e comunidade em geral. O objetivo é incentivar o hábito da leitura, através de atividades lúdicas como a leitura de livros infantis e atividades pedagógicas, além de proporcionar à comunidade oportunidades de lazer e conhecimento.
Segundo a coordenadora da Biblioteca, Agripina Maria de Souza a ideia é fazer com a biblioteca seja um espaço aconchegante onde as pessoas possam se sentir a vontade e que o conhecimento possa ser processado de maneira prazerosa e natural. “Temos livros para atender crianças até de um ano, aonde elas vão tomando gosto pela leitura por conta do formato, das cores, e materiais utilizados na confecção do livro já as atrai. Portanto, de maneira lúdica, ou seja, ensinamos e fazemos com que elas aprendam se divertindo”.
A programação do Projeto “Vem que tem ... Férias na Biblioteca” acontece todas as segundas e quartas-feiras – Lê uma história pra mim- com leituras de historias infantis. Nas terças e quintas-feiras - Oficina de desenho – com varias atividades de desenhos para as crianças. E nas sextas-feiras – Cineminha com pipoca- com exibição de desenhos e filmes infantis. As oficinas acontecem diariamente, no período matutino das 8 às 9 horas e no período vespertino das 14 às 16 horas.
Mães, crianças e adolescentes estão adorando a iniciativa que até hoje, terça-feira 16 de janeiro, já contou com a presença de cerca de 150 frequentadores. A farmacêutica, Carla Rodrigues está encantada com o projeto: “Adorei o espaço da biblioteca, muito bem organizado. Um ambiente climatizado muito agradável. É um a ótima opção para as nossas crianças com muita informação e lazer.”
Já Wesley Morais Alves, 11anos está descobrindo que ler também é divertido: “Não imaginava que uma biblioteca podia ser tão legal! Aqui a gente pode aprender brincando, os livros são bem coloridos, com uma decoração diferente que nem parece biblioteca, mas o que eu mais gostei foi o cineminha”, finalizou.
Além do Projeto “Vem que tem ... Férias na Biblioteca”, a Biblioteca do SESI funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Foi inaugurada em 20 de novembro de 2013 com o intuito de oferecer acesso à cultura, educação e aprendizado para toda a população coxinense.
A Biblioteca do SESI conta com mais de 2600 exemplares, além de oito computadores com acesso a internet. São cerca de mil usuários cadastrados no sistema, mais de dois mil atendimentos por mês. Além do acesso aos livros, a biblioteca disponibiliza outros serviços como: Oficina de incentivo à leitura, Curso iniciação tecnológica da Lego, que em breve será implantada a 3ª etapa, Projeto de Incentivo à Leitura e a partir deste ano começará Ações Sociais com palestras educativas. Localizada na Avenida Salgado Filho sem número, Centro, telefone para contato (67) 32913763.
 “É um imenso prazer ver nossa criançada se divertindo e ainda aprendendo. A Biblioteca do SESI é um espaço agradável, pronto para atender nossa população com acervo de livros, que vão desde o público infantil até os adultos que estão estudando para prestar concurso. Sem contar com o acesso à internet e as oficinas oferecidas durante todo o ano. Sem dúvida nenhuma nós coxinenses ganhamos muito com a implantação da biblioteca. Faço um convite, se nossos moradores ou visitantes não conhecem, vale a pena conferir”, finalizou o prefeito Aluizio São José.

Nenhum comentário: