3 de fev. de 2015

Evento: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação

“Biblioteconomia, Ciência e Profissão”
O CBBD tem como objetivo discutir o estado da arte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação e integrar os profissionais das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolar, pública, comunitária, universitária e especializada.
Neste sentido, alinhado à plataforma da presente gestão “Advocacy para o fortalecimento das bibliotecas brasileiras” e visando articular e aproximar os profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação – os da linha de frente das bibliotecas e centros de informação e os acadêmicos e pesquisadores - propomos um tema amplo e representativo: “Biblioteconomia, Ciência e Profissão”. Entendemos que todos construímos a Biblioteconomia diariamente, cada um na sua especialidade, e queremos criar neste evento um espaço de integração e reflexão. O tema geral do evento é o mote para convidarmos todos a refletir e oferecer sua colaboração individual para o fortalecimento da nossa área. Acreditando que juntos somos mais fortes e poderemos conquistar os espaços que sonhamos, e continuar consolidando o trabalho já realizado. Queremos ampliar as ações para que nosso país tenha de fato um Sistema de Bibliotecas com plena capacidade para atender às necessidades de nossas comunidades e fomentar novas demandas. Sabemos que em alguns espaços do território nacional a missão de uma biblioteca é mal conhecida e, também por isso, exaltamos a profissão e recorremos à Ciência como suporte aos projetos consolidados, ou em fase de desenvolvimento.
Nosso convite é para que, independentemente do segmento de atuação de cada um, tenhamos um olhar mais abrangente para a área de Biblioteconomia, como resposta às dificuldades específicas de nossas bibliotecas. Os avanços esperados nas bibliotecas públicas e escolares, devem ser bandeiras de todos os profissionais, professores, alunos, pesquisadores e cientistas da informação.
Para proporcionar as discussões, o evento terá a seguinte estrutura:
  • Conferências: Autoridades no assunto serão convidadas para apresentarem o tema de sua especialidade, que deverá versar sobre tendência ou inovação na área.
  • Mesa Redonda: Reunião de pesquisadores ou profissionais para apresentarem e debaterem um tema a partir de distintas visões.
  • Conversando sobre: Discussão sobre tema específico, de modo informal, com profissionais especializados. Deverá trazer uma prática exitosa para suscitar a discussão e troca de experiências entre os conversadores.
  • Posteres digitais: apresentações em forma de painéis digitais, expostos em computadores, com a presença do(s) autor(es) para conversar(em) com os interessados em horários específicos.
  • Palestras: especialistas brasileiros e estrangeiros que falarão sobre temas emergentes da área.
  • Eventos paralelos: II Fórum das Bibliotecas Escolares e IV Fórum Brasileiro de Bibliotecas Públicas
O espaço “Conversando sobre...” é uma inovação desta edição. Trata-se de atividade na qual dois especialistas em determinado assunto apresentarão suas práticas profissionais com o intuito de provocar uma discussão ampla com os participantes. O objetivo é criar um ambiente propício ao diálogo entre apresentadores e assistentes, que permita a troca e compartilhamento de experiências bem sucedidas na área.
Maiores detalhes no URL:




Nenhum comentário: