4 de fev. de 2015

Senado e Câmara poderão unificar as bibliotecas

Fonte: Senado Federal. Data: 3/02/2015.
URL: www.senado.leg.br/noticias/Radio/programaConteudoPadrao.asp?COD_TIPO_PROGRAMA=&COD_AUDIO=631907
TÉC: Nem só de reformas tributária e política deve viver o Congresso Nacional nesta legislatura. Algumas medidas administrativas também poderão ganhar destaque. Uma delas é a unificação das bibliotecas do Senado e da Câmara dos Deputados. O presidente do Senado, Renan Calheiros, senador do PMDB de Alagoas, apresentou essa ideia no discurso de abertura dos trabalhos legislativos.
(RENAN) É também nossa intenção trabalhar uma agenda integrada do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a fim de otimizar resultados e conquistas. Uma das metas com esse propósito será projetar – e me permitam pela primeira vez colocar isto aqui – a biblioteca do Congresso Nacional nos moldes da que existe nos Estados Unidos, para integrar os acervos das duas Casas.
(REPÓRTER) A biblioteca do Congresso Nacional dos Estados Unidos é considerada a maior do mundo, com mais de 158 milhões de itens, entre livros, fotos, manuscritos, partituras, mapas, áudios e vídeos. Para abrigar esse acervo, ocupa 3 prédios e possui mais de 3 mil funcionários. A Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado, e a Biblioteca Pedro Aleixo, do Senado, são especializadas em Ciências Sociais com ênfase em Direito, Ciência Política, Economia e Administração Pública. As duas somam mais de 400 mil livros e guardam pelo menos 12 mil obras raras. As bibliotecas do Senado e da Câmara são abertas ao público e muito procuradas por estudantes e candidatos a vagas de concurso público em Brasília.


Autoria: Bruno Lourenço.


Nenhum comentário: