23 de out de 2015

29 de outubro: Dia do Livro

29/10 - Dia Nacional do Livro | "Ler é uma Viagem" ensina três formas para ter mais prazer pela leitura em todas as idades
A Socióloga e Doutora em Ciência da Informação, Amanda Leal de Oliveira, que atua como consultora no "Ler é uma viagem" mostra algumas atitudes que podem colaborar na formação de leitores
O “Ler é Uma Viagem” é um programa criado em 2003, pela atriz Élida Marques, que incentiva práticas leitoras através da mediação de leitura com música ao vivo, leitura pública, saraus, recitais, shows e eventos literários diversos. Realizou mais de 600 apresentações e reuniu um público de mais de 35 mil pessoas que foram sensibilizadas pelo prazer que a leitura literária pode proporcionar.
Para celebrar o Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, os especialistas do programa selecionaram três formas de cultivar o prazer pela leitura, independe da faixa etária.
1. Encontre paixões: começar o envolvimento com livros com os quais já se tenha uma identificação é uma das principais formas de iniciar uma relação com o universo da leitura. “Muitas vezes o leitor começa a se interessar por temas que já são familiares para ele”, dá a dica Amanda Leal de Oliveira. “É importante respeitar esse interesse e apresentar o que há sobre isso entre os livros sem, ao mesmo tempo, deixar de oferecer temas relacionados, outros autores, gêneros literários, diferentes tipos de ilustradores, etc.”.
2. Não tenha preconceito: a profissional lembra que não existe certo e errado na paixão pelos livros. ” As primeiras escolhas podem não ser aquelas que são consideradas as melhores pelos especialistas, mas o importante é ler aquilo que desperta o interesse, poder conversar sobre essas escolhas, apoiar e acompanhar esse início de sua trajetória leitora”, comenta Amanda.
3. Não fique restrito à literatura: o universo dos livros vai muito além da literatura e passa por toda a cultura escrita, em seus diferentes usos e suportes. “Muitas vezes a iniciação não acontece através dos livros, mas dos gibis, das revistas, jornais, blogs, cartas, diários e de outros formatos escritos”, lembra. “É importante que, além do livro, todos eles possam ser apresentados e façam parte do processo de descoberta e formação do leitor”.

O site do “Ler é Uma Viagem” tem dicas para aprofundar ainda mais as práticas leitoras. Acesse e conheça www.lereumaviagem.com.br


Nenhum comentário: