14 de out. de 2015

MT: biblioteca com atividades de acessibilidade e inclusão

Fonte: FolhaMax. Data: 13/10/2015.
URL: www.folhamax.com.br/cultura/biblioteca-realiza-capacitacoes-para-inclusao-e-acessibilidade/62767
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça começa este mês uma série de atividades de capacitação em acessibilidade e inclusão para seus funcionários, bem como para convidados dos Sistemas Estaduais e de bibliotecas locais. A programação integra o projeto “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas”, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). A execução está a cargo da OSCIP Mais Diferenças. 
Nesta terça-feira (13.10) acontece a formação “Princípios das Políticas e Programas de Livro e Leitura Acessíveis e Inclusivas”. Com oito horas de duração, o curso aborda as leis e diretrizes nacionais e internacionais das políticas e programas de livro e leitura voltados à acessibilidade e inclusão. Discute ainda como estes se refletem nas atividades das bibliotecas públicas. 
Para o dia seguinte (14.10) está marcada a primeira aula da formação “Políticas Públicas de Livro e Leitura para Todos: Gestão, Implementação e Boas Práticas”. Esta capacitação abrangerá práticas inclusivas, tais como atendimento a pessoas com diversos tipos de deficiência, parcerias com instituições, acervo acessível etc. Até dezembro, serão ministradas mais duas aulas deste curso, que tem carga horária total de 24 horas. 
A oficina “Mediação de Leitura em Contextos Inclusivos” está marcada para 05 de novembro e, assim como os cursos, é reservada aos funcionários da Biblioteca e convidados. Neste dia serão apresentadas propostas de mediação de leitura que atendam os diversos tipos de público com e sem deficiência. 
Um dia depois (06.11) acontecerá a primeira das ações culturais inclusivas do projeto para a Biblioteca. Tais atividades se voltam não somente aos funcionários da biblioteca, mas também a todas as pessoas com e sem deficiência interessadas em questões culturais, educacionais e de acessibilidade. São atividades de mediação de leitura e sessões de cinema com recursos de acessibilidade para o público de todas as idades. A segunda etapa das ações acontece em dezembro. 
A segunda oficina, intitulada “Estratégias para o Desenvolvimento de Recursos Acessíveis e Inclusivos para Atendimento ao Público com Diferentes Tipos de Deficiência”, ocorrerá em 30 de novembro. Nesta formação, os alunos aprenderão como produzir livros e outros materiais acessíveis. 
Desde julho, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça realiza o curso básico-instrumental de Língua Brasileira de Sinais (Libras) – que abriu a fase de capacitação das equipes do projeto e que tem previsão de término em outubro. 
O projeto 
O Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas está em andamento desde o ano passado em dez bibliotecas públicas nas cinco regiões do país. Por meio de um conjunto estruturado de ações de diagnóstico, capacitação de equipes, disponibilização de acervos em formatos acessíveis e de recursos tecnológicos, o projeto visa subsidiar a construção de políticas públicas nacionais de acessibilidade em bibliotecas. 

No final do projeto será elaborado um relatório com sugestões de diretrizes nacionais para a área da acessibilidade e inclusão. Com isso, todas as bibliotecas do Brasil poderão ter acesso aos conteúdos, informações, instrumentos e metodologias desenvolvidos ao longo do projeto. 

Nenhum comentário: