9 de out. de 2015

Relatório do CBBD

26º CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO 2015
O 26º CBBD que teve o tema “Biblioteconomia, Ciência e Profissão” aconteceu no período de 22 a 24 de julho de 2015, na cidade de São Paulo, SP e contou a presença de 1100 profissionais que atuam nas diversas áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e correlatas. O evento contou com seis mesas redondas, 15 conferências, 311 trabalhos orais, 104 pôsteres, 13 conversando sobre, 10 minicursos, e visitas técnicas.
O espetáculo “Mário de Andrade Convida” abriu o congresso na Sala São Paulo, mostrando o pioneirismo e presença do escritor no mundo das bibliotecas e a da cultura.  Na oportunidade foram feitas homenagens para a Profa. Dra. Neusa Dias de Macedo, por sua trajetória e atuação no movimento associativo brasileiro, e para a Fundação Escola de Biblioteconomia de São Paulo – FESP/SP, pelos 75 anos do Curso de Biblioteconomia.
Tivemos quatro dias intensos de trabalho, de integração e compartilhamento que só foi possível graças a generosidade dos convidados nacionais e internacionais, moderadores, relatores, associações filiadas, e, sobretudo pelos os profissionais que disseram “sim” ao convite da FEBAB para estarem conosco. O relatório com dados do evento está sendo preparado e será divulgado oportunamente. Por hora, queremos agradecer a todos que colaboraram para que a 26ª. edição pudesse acontecer com sucesso.  Analisando as avaliações dos participantes, pudemos observar o alto grau de satisfação com o conteúdo pensado para dar “voz” a todos os tipos de bibliotecas.
É importante ressaltar que o CBBD é um dos meios de garantir a sustentabilidade da FEBAB, assim, participar do evento significa também a colaborar com a continuidade do trabalho da Federação no fortalecimento das bibliotecas e de seus profissionais. 

Fonte: FEBAB Informa, v. 1, n. 3, 2015.

Nenhum comentário: