11 de fev. de 2016

Brusque (SC): mais de 50 mil pessoas utilizaram a biblioteca pública



Fonte: Diplomata. Data:2/02/2016.
URL: www.diplomatafm.com.br/portal/geral/detalhes.php?id=6761
O relatório emitido pela Fundação Cultural de Brusque, por meio da Biblioteca Ary Cabral, comprovou que os brusquenses têm procurado cada vez mais a biblioteca pública do município. Somente de 2014 para 2015, houve um aumento de 18 mil usuários. Por mês, cerca de 1450 exemplares entre livros e gibis são emprestados para a população.
Em 2014 foram atendidos aproximadamente 35 mil usuários, enquanto em 2015 foram 53 mil. O empréstimo de acervo também aumentou de 14 mil para 17 mil empréstimos.
A bibliotecária, Kátia Maria Costa, destaca que a participação do cidadão nesse espaço público, faz com que a missão da biblioteca seja cumprida. “Segundo a IFLA (International Federation of Library Associations), a biblioteca é a porta de acesso local ao conhecimento. Ela deve fornecer as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais, dentro das perspectivas e condições de trabalho”.
Ela lembra que além de utilizarem o espaço para o empréstimo de livros, leitura e pesquisa, as pessoas estão interagindo mais com os projetos desenvolvidos pela Fundação e Biblioteca. No programa Vamos a Biblioteca, 855 crianças das escolas da rede municipal de ensino, conheceram a estrutura e foram incentivadas a usar o espaço. 
Na Mostra Brusque, durante a Feira do Livro, entre maio e junho de 2015, 2,6 mil participantes entre crianças e adolescentes, de diversas escolas públicas e privadas acompanharam na Mostra de Cinema, a exibição dos filmes que fazem parte do Festival de Cinema de Florianópolis.
Em maio, a equipe trouxe um evento realizado na Universidade Federal de Santa Catarina para Brusque. O Café com Tato, reuniu 20 participantes cegos e de baixa visão para assistir a um filme narrado (áudio descrição), e depois tomar um café e comentar sobre a experiência.
No Festival de Inverno, no mês de julho, duas noites na biblioteca proporcionaram para mais de 30 crianças e adolescentes aprenderem novas coisas com diversas mini oficinas, contações de histórias e cinema.
O espaço da Biblioteca Ary Cabral também conta com uma Sala Braille, que visa o desenvolvimento da escrita e leitura ao sistema Braille. O servidor responsável realiza palestras, encontros em escolas, universidades e empresas, além de ministrar aula para uma pessoa cega e outra com baixa visão. Os alunos estudam duas vezes por semana, individualmente, no período matutino.
A Fundação Cultural, por meio da biblioteca pública recebe ainda apenados e menores que cumprem serviço social. Eles são direcionados para as atividades de organização das estantes, auxílio nos projetos, e outras ações que se adaptem ao perfil de cada um.
Kátia frisa, que junto aos trabalhos de atendimento e referência, a equipe realiza o trabalho técnico, alimentando a base de dados com os novos exemplares disponíveis na biblioteca. “O sistema Pergamum é um software implantado na biblioteca pública em 2013/2014, e que tem como propósito a informatização de toda a rede de bibliotecas escolares municipais de Brusque. Em 2015, 2,8 mil exemplares foram cadastrados”.
Atualmente a biblioteca possui um acervo de aproximadamente 30 mil exemplares, entre livros técnicos, literatura e periódicos. “Em 2016 trabalharemos para alcançar novos usuários, planejar, ampliar e divulgar serviços”, finaliza Kátia. (...)

Nenhum comentário: