11 de set. de 2011

Academia apoia a Biblioteca Pública de Foz de Iguaçu


Sábado, 10/09/2011 - 09h07 - Atualizado Sábado, 10/09/2011 - 09h24

Em reunião realizada na noite de sexta-feira, após a publicação da reportagem no Clickfoz “Biblioteca Pública está longe de ser prioridade da Fundação Cultural”, os integrantes da Academia decidiram pela manifestação à favor da Biblioteca e contra o diretor-geral da Fundação Cultural, Adilson Pasini.

Confira na íntegra a nota:

“ NOTA DE DESAGRAVO
CONSIDERANDO a opinião do Secretário Geral da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu a respeito da comemoração do aniversário da Biblioteca Municipal de Foz do Iguaçu, expressa em entrevista ao Portal ClickFoz, de 09 de setembro de 2011 em que diz “a Biblioteca Pública é apenas uma divisão da Fundação, assim como a Divisão de Recursos Humanos, ou Almoxarifado, por exemplo. O que deve ser comemorado é o aniversário da Fundação, a Biblioteca é só uma divisão, não precisa de ações como essas”.

CONSIDERANDO a importância do Livro e sua função social e intelectual, bem como a importância da Biblioteca Municipal como mediadora entre o livro e sociedade.

CONSIDERANDO estar Foz do Iguaçu debatendo seu Programa Municipal do Livro, Leitura e Literatura, prestes a realizar sua Conferência Municipal de Cultura e eleger seu Conselho Municipal de Políticas Culturais.

CONSIDERANDO a função exercida pelo citado Secretário como fundamental para a cultura da cidade e que posições irresponsáveis como essa prejudicam, não só a cultura, mas a forma como Foz do Iguaçu é vista pelo seu povo e pelo mundo, contribuindo para desarticular o trabalho realizado nos últimos anos, tanto pelo Poder Público, quanto pela classe cultural e artística.

A ACADEMIA DE LETRAS DO EXTREMO-OESTE DO PARANÁ apresenta a seguinte NOTA DE DESAGRAVO, repudiando as palavras do Secretário-Geral e chamando a atenção para a gravidade do fato.

SOLICITA, assim, ao Poder Público, à população e à comunidade cultural ações concretas visando a amenizar os efeitos da citação e, também, realização de imediata campanha de reconhecimento do valor imensurável da Biblioteca Pública Municipal, desde a base da sociedade até os Gestores Públicos, Culturais ou não.

Foz do Iguaçu, 09 de setembro de 2011”.  
Fonte: Portal ClickFoz

Nenhum comentário: