14 de set. de 2011

Biblioteca recebe exposição que conta sua história

Biblioteca recebe exposição que conta sua história
Fonte: HNews. Data: 14/09/2011.
URL: http://www.hnews.com.br/2011/09/biblioteca-recebe-exposicao-que-conta-sua-historia/#.
A Biblioteca Municipal de Londrina, que completou 60 anos neste ano, continua com as festividades. A partir de quinta-feira (15), às 10h, será aberta a Exposição Comemorativa que retratará um pouco da história da instituição, através de fotografias. A abertura contará com a presença de autoridades locais, além da presença do público. A Biblioteca fica na Avenida Rio de Janeiro, 413.
As fotos trazem imagens dos prédios que já abrigaram a Biblioteca, da inauguração, da reforma que transformou o prédio do Fórum na atual biblioteca, dos ônibus bibliotecas, que percorriam a cidade na época em que as escolas não tinham bibliotecas e os muitos eventos culturais que a biblioteca já organizou.
Segundo o diretor da Biblioteca Municipal, Rovilson da Silva, a importância da exposição é trazer a história desta instituição sólida que há 60 anos atende à população londrinense. “É uma forma de trazer as pessoas à biblioteca, para que elas se encontrem com épocas passadas e aqueles que não conhecem a história que passem a conhecer.”
Além das fotografias do passado, no piso superior, na sala de exposição, estarão espalhados banners, documentos e jornais que retratam não só a história, mas também uma perspectiva do futuro. A exposição também contará com a foto vencedora do 1º Salão Nacional de Arte Fotográfica da Biblioteca Pública de Londrina, realizado em 1956, e registrada pelo fotógrafo londrinense Haruo Ohara (1909-1999).
“Uma cópia do negativo da fotografia foi doada ao município de Londrina e fará parte do acervo permanente da Biblioteca. Essa doação feita por um instituto tão importante quanto o Instituo Moreira Salles é algo extremamente valoroso para a Biblioteca”, informou o diretor.
Durante o período da exposição, será exibido, também, todos os dias, às 10h e 15h, o filme Haruo Ohara, uma produção da Kinoarte, Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina, e dirigido por Rodrigo Grota.
A exposição é realizada em parceria com o projeto “O Recado dos Livros” que, desde 2006, tem realizado atividades de incentivo à leitura, com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
A organizadora do projeto “O Recado dos Livros”, Claudia Silva, falou sobre a importância de participar desta parceria. “‘O Recado dos Livros’ tem o objetivo de valorizar a leitura na cidade e a Biblioteca é uma estrutura voltada para a leitura.” Neste ano, por causa da comemoração dos 60 anos da Biblioteca, o projeto voltou toda sua programação para a Biblioteca.
A exposição é aberta a todos, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e, nos sábados, das 9h às 13h, ficará em exposição até o dia 1° de outubro.

Nenhum comentário: