14 de set. de 2011

Kits de livros fazem crescer bibliotecas

Kits de livros fazem crescer bibliotecas
Fonte: Pantanal News. Data: 13/09/2011.
A entrega de sete mil livros às Prefeituras de 35 municípios vai ajudar a expandir a oferta de leitura em espaços que já funcionam e pode proporcionar a abertura de novas bibliotecas. A expectativa de prefeitos e de gestores de educação e cultura das cidades que receberam hoje (13) do governo do Estado os kits compostos com 200 obras é ampliar e diversificar o público leitor.
“Temos uma biblioteca que talvez não esteja no espaço mais adequado, mas que conta com o carinho de quem trabalha lá e vê o entusiasmo de adultos e crianças que procuram esse lazer. Estamos felizes em ver chegar do Governo mais esse apoio para a educação”, disse a prefeita de Nioaque, Ilca Corral. “Nós procuramos sempre mostrar o valor daquele que lê e o valor do conhecimento. Esse material novo completa tudo aquilo que vimos fazendo”.
Já contemplado na primeira edição do Programa de Incentivo à Leitura, o município vem se empenhado no funcionamento de um programa que leva as crianças até a biblioteca, oferece os livros, e com a participação de professores pede redações baseadas nas obras. E não são só as crianças que tomaram gosto pelo espaço. “Nós levamos para lá também projetos sociais, como os de saúde. Temos idosos que freqüentam e buscam livros que recordam a infância deles. É interessante como funciona como uma terapia: você encontra esses idosos no posto de saúde, e também os vê lá na biblioteca”, conta entusiasmada, a prefeita.
Para o governador, mais que o valor financeiro, o projeto de distribuição dos livros tem o mérito de promover o acesso ao conhecimento e ao lazer representados pela leitura.  “Proporcionar esse kit nos agrada muito. Quanto mais nos aculturamos, mais temos conhecimento. No nosso governo investimos na cultura em dois setores interessantes: o de livros e o de distribuição dos instrumentos musicais” destacou André.

Nenhum comentário: