28 de out. de 2011

Biblioteca do Colégio Sion celebra Dia Nacional do Livro com acervo de mais de 34 mil títulos

Fonte: Portal Nacional de Seguros. Data: 28/10/2011.
URL: www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=54075:-biblioteca-do-colegio-sion-celebra-dia-nacional-do-livro-2910-com-acervo-de-mais-de-34-mil-titulos&catid=50:cat-demais&Itemid=331
Com 42 anos de tradição, a Biblioteca do Colégio Sion [São Paulo, SP] contabiliza acervo de 34.346 livros, entre literatura brasileira, internacional, adulta, juvenil e infantil. O local conta com periódicos, DVDs e gibis disponíveis para alunos, ex-alunos, professores e estudantes de o outras instituições por meio de um arquivo constantemente atualizado e organizado. O objetivo é ajudar na formação dos estudantes e no incentivo a leitura, inclusive da literatura brasileira que celebra o Dia Nacional do Livro neste sábado (29/10).
Segundo a bibliotecária Márcia Gasparian Aureli, responsável por organizar e administrar a biblioteca do Sion desde a fundação, há 42 anos, o material sempre é atualizado e, mesmo com algumas obras disponíveis na internet, a média mensal de empréstimos é de 1.400 livros, para os mil alunos do Colégio, de todas as séries. "As atualizações são diárias porque sempre compramos os livros solicitados pelos alunos e professores e também recebemos muito material de doação e divulgação das editoras," afirma Márcia.
O acervo conta com DVDs de filmes e didáticos, gibis e atualização constante dos periódicos, como jornais diários e revistas semanais e mensais. As obras preferidas são os best sellers de ficção e romance. Porém, os livros didáticos e paradidáticos são os mais procurados para consulta principalmente nos intervalos das aulas. Em 2011, os títulos mais solicitados foram da coleção de livros de Rick Riordan: Mar de monstros, Pirâmide Vermelha e Ladrão de raios.
Além de estar disponível para os alunos do colégio, a biblioteca está aberta para estudantes de outras instituições, principalmente do bairro de Higienópolis, onde a escola está localizada. Para efetuar o cadastro e ter acesso ao local, é necessário levar duas fotos 3 x 4 e comprovante de endereço.
Obras preferidas por faixa etária
Ensino Fundamental I: Neste ano, os livros preferidos são Zac Power, Querido Diário Otário, Diário de um Banana, Club Penguin, Go Girl, Clube da Tiara e Pérola.  Nesta fase, há livros bonitos, chamativos, alegres de autores brasileiros como Ruth Rocha, Ziraldo, Pedro Bandeira, Eva Furnari, entre outros.
Ensino Fundamental II: Os pré-adolescentes gostam das histórias de Harry Potter, Crônicas de Nárnia, Lenda dos Guardiões, Judy Moody, Capitão Cueca, a série de livros de Rick Riorda e os títulos da autora Meg Cabot. Além disso, os professores solicitam muito a leitura de literatura brasileira.
Ensino médio: Os jovens gostam da série de livros de Meg Cabot, os livros da autora Soiphie Kinsella e da Marian Keyes, obras de Stieg Larson, Stephanie Meyer, Labirinto, Beijada por um anjo. Como estão em fase de preparo para o vestibular, os pedidos de obras nacionais são concentrados nos autores brasileiros exigidos nas provas e exames.

Nenhum comentário: