14 de dez. de 2011

Biblioteca pública de Ariquemes informatizou cerca de três mil livros

Fonte: Ariquemes online. Data: 13/12/2011.
URL: http://www.ariquemesonline.com.br/textos.asp?codigo=24516
Com o auge da informática, cada vez mais as Bibliotecas investem em sistemas de gerenciamento de informação para aprimorar seus serviços. Entretanto, adquirir e implantar um sistema automatizado de Bibliotecas requer a atuação do profissional Bibliotecário para garantir a qualidade nos serviços.
A informatização não é um processo simples e deve ser bem definido, pois envolvem a escolha do software e o projeto para a sua implantação, que abrange os objetivos, as etapas e a metodologia a ser utilizada. Esses sistemas devem proporcionar melhorias quanto ao gerenciamento das atividades referentes aos processos de aquisição, catalogação, circulação de materiais (empréstimo e consulta) e relatórios.
Diante disso, a Biblioteca Municipal de Ariquemes (BMA) está sendo informatizada, com a finalidade de aperfeiçoar seus serviços, modernizar o tratamento técnico, o empréstimo e o acesso e recuperação da informação. E desde a implantação do sistema, já foram catalogados 2742 livros, agilizando a busca de informação dentro da biblioteca.
“O interessante da informatização é que estamos utilizando um software gratuito chamado Biblivre, o qual possui uma grande variedade de recursos interativos”, disse Cíntia de Jesus, bibliotecária da Biblioteca Municipal Pedro Tavares Batalha.
De acordo com a aluna da FIAR (Faculdades Integradas de Ariquemes), Mariana Freitas, “ficou bem mais fácil encontrar as matérias que procuro depois que parte dos livros foram etiquetados”.
Cintia de Jesus ressalta que a meta é catalogar todo o acervo da Biblioteca Municipal e até o final de 2012. “Além disso, a intenção é de que neste mesmo período tudo esteja on-line e os estudantes acessem este acervo pelo site da Prefeitura (www.ariquemes.ro.gov.br) e, assim, as pessoas saibam se os assuntos que procuram estão disponíveis para consulta e pesquisa”, esclareceu Cintia.

Nenhum comentário: