19 de dez. de 2011

TSE lança Glossário com termos usados na eleição


Fonte: PB Agora. Data: 18/12/2011.


 Pensando em 2012 TSE lança Glossário Eleitoral com expressões e termos usados na eleição

Glossário Eleitoral Brasileiro é constituído de termos simples e compostos que apresentam conceitos, definições, referências doutrinárias, além de informações históricas dos sistemas e processos eleitorais brasileiros. Seu objetivo consiste em divulgar a um público amplo – jovens e futuros eleitores, servidores e eleitores em geral – informações a respeito da Justiça Eleitoral, a fim de conscientizá-los da importância do seu voto, e contribuir para torná-los cidadãos com efetiva participação na vida política do país.


Aproximar o eleitor brasileiro da esfera institucional e legal, indispensável para o exercício, a preservação e a continuidade da democracia, é uma necessidade constante e dinâmica que até hoje se procura satisfazer completamente. Eleitor e Justiça Eleitoral são pólos fundamentais do processo eleitoral; porém, ainda se encontram distanciados.

O projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria de Biblioteca da Secretaria de Gestão da Informação do Tribunal Superior Eleitoral.

Este trabalho compõe-se de vocábulos com seus conceitos e definições extraídos da literatura jurídico/eleitoral brasileira, informações históricas dos termos relacionados, bem como imagens e textos a eles vinculadas.

Alguns conceitos foram elaborados por colaboradores do Tribunal Superior Eleitoral, razão pela qual não consta a referência bibliográfica.

A correlação entre os vocábulos foi estruturada mediante remissivas simples (ver) e remissivas cruzadas (ver também).

Os critérios utilizados para seleção dos termos incluídos no glossário foram classificados em:

espacialidade: processo eleitoral brasileiro e história das eleições e do voto no Brasil;

temporalidade: termos históricos (1532 até os dias atuais) e termos utilizados no processo eleitoral (da convenção à diplomação).

Nenhum comentário: