9 de fev. de 2012

Biblioteca Abdias Neves recebe exposição sobre os 70 anos do carnaval

Fonte: Portal 180 graus. Data: 1/02/2012.
URL: http://180graus.com/geral/biblioteca-abdias-neves-recebe-exposicao-sobre-os-70-anos-do-carnaval-492939.html
O objetivo é retratar a originalidade dos antigos carnavais de Teresina
Na próxima segunda-feira, dia 06, a Biblioteca Abdias Neves abre as portas para uma viagem na história do carnaval de Teresina. O espaço recebe a exposição "Batuques, Confetes e Serpentinas", que reúne arquivo de artistas piauienses e faz homenagens a quem ajudou a construir a história das festas momescas na capital nos últimos 70 anos. Na abertura, será realizada uma oficina de máscaras carnavalescas com Marilene Evangelista.
A exposição, que recebe apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Monsenhor Chaves, tem curadoria do jornalista Ral e conta com uma diversidade de materiais relacionados ao carnaval, como recortes de jornais, entrevistas, fotografias, adereços, fantasias, desenhos, entre outros.
O objetivo é retratar a originalidade dos antigos carnavais de Teresina fazendo uma homenagem aos personagens que contribuíram para a festa, como o carnavalesco Francisco Falazar, que também integra a mostra com figuras, fotografias e muitas peças carnavalescas. Outros nomes lembrados na mostra Wellington Sampaio, Antônio Linhares Mormos. "Vamos mostrar tudo sobre o carnaval, como a história da confecção dos instrumentos de percussão, o surgimento das músicas de instrumentos de sopro da banda da Polícia Militar nas Escolas de Samba", destaca Ral.
Além disso, a exposição traz imagens dos antigos concursos de fantasia, de samba enredo, guerra de confetes e serpentinas das crianças nos clubes, além de material sobre as escolas Escravos do Samba, Farrapos do Samba, Araçagi do Samba, Malucos por Samba, Turma da Mangueira, Piratinga do Ritmo, Bambas da Folia, Zig-Zag, bem como os blocos Em Cima da Hora, Bafo de onça, Los Baleados, Unidos do Pererê, Unidos da Esquina, Arrumação e muito mais.
A biblioteca Abdias Neves é mantida pela PMT e Fundação Monsenhor Chaves e fica localizada na Praça da Bandeira no prédio do Cenajus - Centro Nacional de Cultura da Justiça. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados de 8h às 12h.

Nenhum comentário: