8 de fev de 2012

Lançamento: “Introdução aos Modelos Computacionais de Recuperação de Informação”

Acaba de ser publicado o livro “Introdução aos Modelos Computacionais de Recuperação de Informação” [Editora Moderna. ISBN: 978-85-399-0188-3; 184 p., Preço: R$ 45,00), de autoria do Professor Edberto Ferneda, da UNESP (Marília, SP).

Sinopse da obra:
O desenvolvimento das Tecnologias de Informação, desde o lançamento do primeiro computador até o surgimento da Web, tem provocado uma modificação considerável na forma de produção, armazenamento, processamento e recuperação da informação.
Atualmente a informação é uma necessidade para o sucesso de qualquer empresa ou indivíduo. Porém, com a grande quantidade de informação disponível somos cada vez mais dependentes de ferramentas tecnológicas que nos permitam encontrar rapidamente uma informação que realmente seja relevante ou útil para os nossos propósitos.
Embora a dificuldade em encontrar informação relevante tenha se tornado evidente com o surgimento da Internet, os primeiro estudos em recuperação de informação datam de 1950, e os primeiros  modelos surgiram na década seguinte.
“Introdução aos Modelos Computacionais de Recuperação de Informação” apresenta e analisa, de forma simples e clara, os principais modelos de recuperação de informação desenvolvidos ao longo de mais de 60 anos de pesquisa, iniciando pelos métodos matemáticos e passando pelos modelos derivados das pesquisas em Inteligência Artificial. Por fim, são apresentadas as principais características da recuperação de informação no ambiente Web e o recente desenvolvimento da Web Semântica.

Nenhum comentário: