4 de abr. de 2012

RN Maior: triste descaso com a maior biblioteca do Estado

Fonte: Tribuna do Norte (Natal, RN). Data: 3/04/2012.
URL: http://blog.tribunadonorte.com.br/abelhinha/rn-maior-triste-descaso-com-a-maior-biblioteca-do-estado/82529
Lendo hoje (3) na coluna de Woden Madruga sobre a lamentável queda de leitores no Brasil (75% dos brasileiros nunca foram a uma biblioteca! Isso equivale a 142.500,00 brasileiros… Ou seja, quase 20% da população europeia! É como se a Alemanha e a Itália inteiras nunca tivessem ido a uma biblioteca… Desse jeito, sabem quando seremos verdadeiramente um país desenvolvido? NUNCA!), lembrei de notas que escrevi na coluna do último dia 22 de fevereiro.
Justamente sobre a precária situação da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, em pleno coração do nobre Plano Palumbo, na capital dos magos-incultos. Ora, se a educação pública não incentiva a leitura, nem se preserva patrimônio literário…
Pois bem, os poucos estudantes que ainda procuram a biblioteca se deparam com as portas fechadas. Por falta de manutenção, portas cerradas no início de janeiro deste ano, sob a alegação de reforma e reestruturação, com obras orçadas em R$ 3 milhões.
Fui até lá nesta manhã. Não havia uma alma viva. Registrei o que dói na vista e no coração. Portas fechadas e livros envergonhadamente encaixotados e expostos no chão, encostados na porta de vidro, de frente para quem quiser ver.
O acervo de quase cem mil peças estava ruindo ao abandono, visivelmente comprovado, então, pela coluna nos corredores. Livros empoeirados, prateleiras enferrujadas e antigas, piso, parede e pintura desgastados, ausência de informatização…
Para a coluna, o diretor da biblioteca, Márcio Rodrigues, disse que se pensou em alugar um prédio para abrigar a biblioteca durante o período de reforma, mas optaram por suspender as atividades, até a sede ficar totalmente reformulada e informatizada.
Como não é prioridade (nunca foi entra e sai governo), deverá demorar pelo menos dois anos para a biblioteca reabrir. A licitação ainda está prevista para março. As obras? Quem sabe começam no segundo semestre.
E Câmara Cascudo, se vivo estivesse, não resistiria de tanto desgosto.
Isto é o que?
É o RN Maior!

Nenhum comentário: