18 de jun. de 2012

Campanha que visa incentivo à leitura

 Fonte: Jornal da Cidade. Data: 15/06/2012.

Autora: Valdira Guimarães Augusto.

URL: http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/intervalo/intervalo/92172-ANJ-lanca-campanha-que-visa-incentivo-a-leitura

O Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais e o EcoFuturo estão promovendo campanha de incentivo à leitura e criaram o Compromisso Prefeito Amigo da Leitura e da Biblioteca. A intenção é que os prefeitos de todo o Brasil assinem o compromisso, que conta com alguns itens, entre eles investimentos em bibliotecas escolares ou salas de leitura e promoção de eventos culturais de incentivo à leitura.
Em Rio Claro, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, a administração está trabalhando para informatizar as bibliotecas. Além disso, cursos estão sendo organizados para habilitar os funcionários do Sistema de Bibliotecas Públicas para a mudança no sistema de trabalho, que deve acontecer em etapa posterior, quando forem adquiridos equipamentos para a informatização.
A assessoria destaca ainda que a administração municipal conta com projetos de estímulo à leitura envolvendo jornais, livros e revistas. Para isso, cita que a rede municipal de ensino participa do Programa JC Presente na Escola, voltado à utilização do jornal em sala de aula e promovido pelo Jornal Cidade.
A prefeitura também participa de dois programas do governo federal, sendo o PNBE (Programa Nacional da Biblioteca Escolar), no qual o MEC (Ministério da Educação) disponibiliza livros de literatura infantil para todas as escolas da Educação Infantil da rede municipal de ensino; e o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), em que, a cada três anos, são enviados livros didáticos à escolha dos professores.
As escolas municipais também participam do Projeto Trilhas, realizado pelo MEC em parceria com o Instituto Natura e destinado à alfabetização com literatura infantil para o primeiro ano, com formação específica dos professores para esse trabalho.
Além disso, a assessoria de imprensa informa ainda que todas as escolas da rede municipal recebam assinatura de jornal para atividades escolares de leitura. A rede conta também com a Biblioteca do Educador, instalada na Secretaria da Educação, na qual os professores têm acesso a livros para leitura pessoal e aprofundamento na área pedagógica. A Secretaria Municipal da Educação também assina a revista Ciência Hoje, utilizadas com alunos do Ensino Fundamental; a revista Nova Escola, voltada à formação pedagógica do professor; a Revista Avisalá, para professores de Educação Infantil; e a Revista do Educador.
Para o prefeito Du Altimari, a prática da leitura é um componente essencial da existência humana. “Quem se aprofunda na leitura de livros, revistas, jornais e de tudo o que estiver ao seu alcance tem mais recursos para “ler” a realidade à sua volta. O prazer da leitura é o encanto do eterno aprender e o combustível que nos põe em movimento na busca do aperfeiçoamento constante, que é a marca primordial do ser humano. Não há cidadão sem educação, e não há educação ampla e libertadora sem a leitura”, analisa o prefeito de Rio Claro.

Nenhum comentário: