22 de jan de 2013

Reabertura da Biblioteca Pública novamente adiada


Fonte: Em Tempo Online. Data: 18/01/2013.

URL: www.emtempo.com.br/editorias/dia-a-dia/664-reabertura-da-biblioteca-p%C3%BAblica-%C3%A9-novamente-adiada.html

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros deve ir hoje à Biblioteca realizar uma vistoria – foto: Ione Moreno

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros deve ir até a tarde desta sexta-feira (18) à Biblioteca Pública do Estado para realizar uma vistoria e concluir o laudo que poderá liberar em breve o local.

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), a única coisa que falta é a liberação pelo Corpo de Bombeiros para a biblioteca ser entregue à população.

De acordo com uma das integrantes do grupo ‘Abre Biblioteca’, a mestre em sociedade e cultura na Amazônia, bibliotecária e pesquisadora Soraya Magalhães, a espera do retorno do funcionamento do espaço é aguardada desde 2010, mas sempre é repassada uma nova data de reabertura.

Uma audiência foi marcada para o dia 4 de dezembro do ano passado, ocasião na qual o governador prometeu reinaugurar a biblioteca até o dia 15 deste mês. Passados três dias da data-limite, a expectativa continua e a previsão é que até o fim do mês pesquisadores e estudantes tenham novamente as portas abertas para suas atividades.

Os 18 mil livros que compõem o acervo da Biblioteca Municipal estão disponíveis desde setembro de 2011 na antiga Casa de Restauro, no entorno do largo São Sebastião, na Rua Costa Azevedo, Centro, mas o local também fechou as portas no dia 12 de março do ano passado. Por conta das chuvas, a biblioteca foi interditada por abalos no telhado e no forro, gerando riscos de desabamento, envolvendo usuários e servidores.

Novos espaços para leitura

Conforme a diretora de Cultura da Agência Municipal de Promoção Cultura e Turismo (Manaustur), Socorro Andrade, durante esta semana equipes da própria secretaria foram ao local para realizar o levantamento do que pode ser reformado. “Estamos contando que a biblioteca seja reaberta antes da volta às aulas da prefeitura, e estamos realizando o estudo para a construção de mais duas bibliotecas que ainda serão mapeadas na planta da cidade”, informou.

A diretora informou, ainda, que o antigo prédio da biblioteca, que fica ao lado da Praça do Congresso, passará por uma reforma, e se estuda a criação ali de um Centro de Atendimento ao Turista. “Estamos levantando um estudo junto à secretaria do centro para a realização do projeto”, explicou.

2 comentários:

Anônimo disse...

A reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas já está virando um caso de polícia...

Anônimo disse...

Isso é um absurdo! O que parece é que etamos sendo enganados o tempo inteiro. Algo deve ser feito para que esse assunto seja levado com mais seriedade.