1 de mar. de 2013

Casa vira biblioteca em Arapiraca (AL)


Fonte: Portal G1, Alagoas. Data: 11/02/2013.

Há cinco anos, uma família do município de Arapiraca transformou a casa em uma biblioteca infantil. A garagem foi redecorada e virou um espaço dedicado à realização de atividades lúdicas, onde os visitantes podem ler e brincar em conjunto. No interior da casa, a decoração é voltada para atividades de leitura e jogos didáticos.

A funcionária pública Maria das Neves da Silva, com a ajuda de familiares, organizou a biblioteca e tem se dedicado a atividades que estimulam o hábito da leitura em pessoas de todas as idades. Além da biblioteca, que recebeu nome de Tequinha, existe ainda uma sala de leitura e outra de pesquisa. A cozinha da casa virou uma brinquedoteca e a decoração das paredes é feita com material reciclado.

A Tequinha fica localizada no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca, e há cinco anos tem atraído e encanado visitantes de todas as idades. O acervo hoje conta com cerca de 2 mil exemplares, entre livros, gibis e periódicos.

No começo eram apenas alguns livros que ficavam no quarto da menina Clara Maria Oliveira Gonçalves, de 14 anos. Com o aumento da quantidade de exemplares, foi montado um espaço na sala de jantar que aos poucos foi se tornando pequeno para o acervo.

“Foi através do interesse da minha filha que começamos a organizar os livros e o acervo foi crescendo e virou uma biblioteca. Sempre que os parentes e amigos visitam nossa casa eles trazem livros para a biblioteca. Tudo começou de forma despretensiosa e fico feliz com o que temos hoje”, explicou a funcionária pública.

Atividades estimulam à leitura

A casa é visitada por estudantes e familiares que buscavam conhecer o espaço ou encontrar material para ajudar em pesquisas e trabalhos. Antes de usufruir do acervo, os visitantes assistem a uma apresentação a respeito da criação da Tequinha e da importância da leitura. Há também contadores de história e oficinas de pintura e material reciclado.

“Um dos objetivos da criação do espaço foi permitir que muitas pessoas tenham acesso à leitura. Muitas pessoas, inclusive amigas da minha filha, nos falam que depois que conheceram a Tequinha aumentaram o gosto por livros”, falou Maria das Neves.

No aniversário da biblioteca são realizadas várias atividades culturais. Uma tenda na rua, com apresentações de recital de poesia e leituras de trechos de livros de escritores arapiraquenses, é montada para receber o público.

Nos eventos, também é feito um bazar de material reciclado feito por Maria das Neves e sua família. Segundo ela, o objetivo é arrecadar dinheiro para fazer melhorias no local. “Também comercializamos material que é feito em oficinas ministradas durante as visitas de escolas. Além da leitura, os visitantes podem aprender um pouco sobre a responsabilidade ambiental”, completou.

Nenhum comentário: