7 de mar de 2013

Incêndio na biblioteca da UNICAMP


Fonte: Portal de Paulínia. Data: 45/03/2013.

URL: www.portaldepaulinia.com.br/regiao/noticias/19768-biblioteca-do-iel-na-unicamp-e-atingida-por-incendio.html?tmpl=component&print=1&layout=default&page=

Um incêndio na Unicamp na manhã do domingo (03), destruiu parte do acervo de uma das mais importantes bibliotecas da universidade, no Instituto de Estudo da Linguagem (IEL). O acervo principal não foi atingido. Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, um curto circuito na fiação elétrica pode ter provocado o incêndio.

Em nota a Unicamp informou que um procedimento técnico administrativo foi instaurado para apurar as causas e avaliar as conseqüências do incêndio, que atingiu um prédio anexo à biblioteca do IEL. A perícia técnica da Polícia Civil também esta apurando as causas do incêndio. Um acesso alternativo ao acervo da Biblioteca será liberado aos usuários assim que a perícia concluir o trabalho.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio atingiu o prédio anexo, térreo, e destruiu praticamente metade (470 m2) do edifício, além de móveis e equipamentos. De acordo com o diretor, o incêndio foi detectado pela vigilância do campus às 5h50 no setor de atendimento e os bombeiros chegaram em seguida, controlando o incêndio. O fogo destruiu as salas de trabalho do térreo, onde estão o setor de processamento técnico e a sala da diretora. Embora o acervo principal não tenha sido atingindo pelo fogo, alguns livros que passavam por processamento nos setores técnicos foram destruídos. A direção ainda não tem um levantamento dos que foram queimados.

A Biblioteca do IEL tem um acervo com cerca de 105.650 livros, 1.510 rótulos de periódicos e 3.225 teses e dissertações. Ali estão também algumas coleções especiais, com a Müller-Carioba, com 530 livros editados em sua maioria nos séculos 18 e 19 e alguns dos séculos 17; há também Primeiras Edições, com 1.620 volumes, a coleção Brito Broca com 2.718 volumes; Cornélio Pena com 1934 volumes, Aída Costa com 1631 volumes e Obras Raras com 187 volumes.

Nenhum comentário: