17 de abr. de 2013

Novo número: Datagramazero


Acaba de ser publicado o número de abril de 2013 da revista Datagramazero. Abaixo o sumário desse novo número:
1 - A informação em devir(es):uma reflexão filosófica no contexto da(s) disciplinaridade(s)na Ciência da Informação. Jonathas Luiz Carvalho Silva e Henriette Ferreira Gomes.
O presente artigo discute as concepções de devir no seio da história da Filosofia contemplando os pensamentos de Heráclito de Éfeso, Hegel, Nietzsche, Bergon, Deleuze/Guatarri. Apresenta como problemática uma questão que pode ser discutida a partir da seguinte pergunta: Como e por meio de que condições se caracteriza o devir filosófico da informação?
2 - A cidade como nó de informação. Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira.
Mostra a ideia da cidade como espaço fundamental da experiência humana, propiciadora de contatos e intercâmbios é tarefa mais do que urgente. Cultura e Informação têm papel de relevo nesse desafio. A tendência à retirada dos espaços públicos para o refúgio doméstico, hoje redimensionado pelas conexões possibilitadas pelas novas tecnologias de informação.
3 - A informação no rádio como estímulo a produção do conhecimento no ouvinte. Thiers Gomes da Silva e Oswaldo Francisco de Almeida Júnior.
O artigo apresenta conceitos e informações evidenciando que os programas radiofônicos, estando em consenso com as mediações no processo de comunicação para a transmissão da informação, podem servir de estímulo para a geração do conhecimento.
4 - Tecnologias da informação, mudança e administração pública. Alex Moreira e Luiz e Cláudio Gomes Maia.
Artigo apresenta uma reflexão sobre as rupturas sócio institucionais geradas pela utilização das tecnologias da informação, assim como seu papel no desenvolvimento de uma cidadania participativa, de controle social das organizações públicas e sua consequente importância no apoio à gestão governamental.
5 - A construção do conhecimento sobre governança corporativa: uma análise bibliométrica.  Elaine Cristina Lopes e Marta Lígia Pomim Valentim e Ely Francina Tannuri de Oliveira e Maria Claudia Cabrini Grácio.
Este artigo trata da temática de governança corporativa que representa um conjunto de mecanismos das empresas e que estabelecem parâmetros para o relacionamento entre os acionistas s e demais partes que possuam interesses nessas empresas.
6 - Modelos teóricos de estudos de usuários na ciência da informação. Elizabeth Almeida Rolim e Beatriz Valadares Cendón.
O corrente artigo apresenta o crescimento dos estudos de usuários, mas aponta carência de bases teóricas destes estudos; mostra os principais modelos teóricos de abordagem alternativa. Conclui-se que os modelos teóricos devem ser mais utilizados para orientar a coleta e análise de dados nos estudos de usuários.
7 - Análises sobre a (não) relação entre a Arquivologia e os estudos bibliométricos e quantitativos, Roberto Lopes dos Santos Junior.
Estudo identificando de que forma a disciplina arquivística utilizou-se de conceitos ligados ao estudo de metrias (Bibliometria, Cientometria, Informetria e Webometria), ou a outros tipos de analises quantitativas, em seu escopo teórico e prático

Os textos completos dos artigos estão nos URLs:
http://www.datagramazero.org.br

Nenhum comentário: