17 de jul de 2013

Parceria entre biblioteca escolar, pública e comunitária

O Programa Mais Cultura nas Escolas foi criado para aproximar iniciativas culturais (artistas, mestres das culturas populares, bibliotecas, museus, pontos de cultura etc.) das práticas escolares, de modo especial no ensino fundamental. Um de seus principais objetivos é potencializar processos de aprendizado, mobilizando experiências concretas, criativas, para provocar o envolvimento efetivo de estudantes, professores e da comunidade escolar. Esses parceiros têm de criar, juntos, um Plano de Atividade Cultural em diálogo(s) direto(s) com o projeto pedagógico da escola. Por isso é indispensável a interação com a realidade dos participantes e com os aprendizados em curso nas salas de aula.
As bibliotecas públicas e comunitárias são parceiras cuja contribuição pode ser crucial nas escolas públicas. Em diálogo com os trabalhos desenvolvidos por professores, essas parcerias podem redesenhar práticas escolares das mais essenciais e usuais às mais complexas, por exemplo: potencializando o processo de aprendizagem em leitura e escrita; criando espaços dedicados a experiências diversificadas de leitura (contação de histórias, dramatizações, leituras coletivas, saraus etc.); explorando e organizando acervos escolares ou das próprias bibliotecas; proporcionando fruição comunitária de bibliotecas e seus acervos.
Os projetos, criados conjuntamente pelas escolas em parcerias com bibliotecas públicas e/ ou comunitárias, deverão orientar-se por pelo menos um entre os nove eixos do Programa. Eles são abertos, e proporcionam o trânsito entre as mais diversas linguagens artísticas (artes visuais, teatro, música etc.) e manifestações da cultura (mitologias, jornais, vestuário etc.), a saber: Residências de Artistas para Pesquisa e Experimentação nas Escolas; Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística; Promoção Cultural e Pedagógica em Espaços Culturais; Educação Patrimonial – Patrimônio Material, Imaterial, Memória, Identidade e Vínculo Social; Cultura Digital e Comunicação; Cultura Afrobrasileira; Culturas Indígenas; Tradição Oral; Educação Museal. Em 2013, serão contemplados 5 mil projetos (Planos de Atividade Cultural). Participam do Programa Mais Cultura nas Escolas cerca de 34 mil escolas de todo o Brasil.

Para mais informações acesse: www.cultura.gov.br/maisculturanasescolas.

Nenhum comentário: